Estações Refletométricas GPS

A partir da interceptação do sinal de rádio vindo de satélites GPS, uma Estação Refletométrica é capaz medir o nível do mar, das geleiras, rios, represas, etc.


[SILVEIRA, E. (2014). "Um sinal do céu". Revista Unesp Ciência, São Paulo, v. 58, p. 26 - 29, nov 2014]

Descrição do Projeto

A Estação Refletométrica GPS registra a potência combinada de duas o das a onda refletida na superfície do mar e que depois chega na estação, (ii) a onda recebida ao longo da linha reta entre a estação e o satélite. A potência tem a forma de uma oscilação , onde é a diferença de fase entre as duas ondas. Assim, quando elas estão em fase , há interferência construtiva e a potência aumenta , já quando as ondas estão fora de fase , a interferência é do tipo destrutiva pois a potencia diminui .

No momento presente, as Estações de Monitoramento do Nível do Mar são além de muito restritas, uma vez que são muito caras, tornando a posse destes equipamentos exclusividade de centros privados de pesquisas avançados, ONGs, orgãos governamentais ou até intergovernamentais, são também limitadas, visto que são incapazes de formar uma rede global modelada a partir de medidas locais precisas e geodistribuídas pelo planeta. Tarefa que por ser demasiado complexa, deve, e possívelmente só será alcançada com uma iniciativa de monitoramento cidadão.

Temos como finalidade desenvolver um equipamento mais acessivel do que os atualmente existentes, porém sem perder a qualidade. Este projeto esta sendo sofisticadamente desenvolvido, segundo os príncipios de Hardware Aberto e Livre, através de ferramentas livres, como FreeCAD e KiCAD. E sua fabricação será executada por intermédio da Bancada de Hiperobjetos. Desta maneira, pretendemos ampliar a pesquisa e monitoramento do nível dos mares de modo inclusivo para um comunidade global mais consciente, através da prática de Ciência Aberta e Cidadã.

Descubra quais são os pretextos que nos impulsionam.


Principais Características

  • Tecnologia Cidadã: esse projeto é desenvolvido para o monitoramento local cidadão dos níveis do mar, rios, lagos, represas e geleiras para a partir disto realizar um mapa altimétrico em rede dos pequenos e grandes corpos d'água. De modo a manter as pessoas informadas do nível desses corpos d'água em tempo real.
  • Dados aberto: todos os dados adquiridos pelas estações desse projeto serão disponibilizados abertamente na internet para uma livre utilização cons fins em monitoramento climático, ambiental e de desastres ambientais ou até mesmo ações antrópicas, como o enchentes provocadas pela construção de barragens.
  • Baixo custo: esse projeto é desenvolvido visando uma fácil (re)produção — fácil fabricação, manutenção e obtenção das peças, e baixo custo;
  • Adaptabilidade: para uma efetiva inserção desta tecnologia em áreas costeiras, litorâneas, nas margens de rios, lagos e represas, nosso desenvolvimento é voltado para uma fácil adaptação da estrutura mecânica das Estações GPS a diferentes formas, o que se torna relevante quando existe a necessidade de instalar estações em diferentes circunstâncias e meios.
  • Liberdade: Por meio desta ação objetivamos disponibilizar uma licença permissiva para todas as pessoas tenham a liberdade de usar, estudar, modificar, distribuir e até comercializar o as Estações GPS, segundo os princípios de Conhecimento Livre
  • Educação emancipatória: Acreditamos que ao desenvolver um projeto de HAL, devemos capacitar as pessoas a alcançarem uma autonomia intelectual. Por este motivo utilizamos recursos educacionais abertos, estamos desenvolvendo tutoriais (passo a passo) e utilizamos links do Wikipedia para explicar os principais conceitos utilizados nesse projeto.

Histórico

No histórico registramos a linha do tempo com momentos-chave para o desenvolvimento do projeto.


Documentação

Uso

Espaço destinado para as instruções de uso e montagem das diferentes versões das Estações GPS.

Desenvolvimento

Passos no desenvolvimento do projeto, contendo materiais para reproduzir o instrumento e modificá-lo. São disponibilizados materiais sobre os diferentes sistemas desenvolvidos, os artigos publicados e materiais para referência, bem como o convite para colaborações.

Metas

Metas a curto prazo do projeto, esclarecendo o foco de desenvolvimento do grupo de trabalho na etapa atual.

Próximos Passos

  • Implementar mais de uma antena para amplificação do sinal e aumento de sua acuracia;
  • Desenvolver o software para registrar coordenadas
  • Transmitir todos os dados (via radio) para uma plataforma online;
  • Instalar a estação na plataforma de Tramandaí.

Orçamento:

No referido link abaixo é possível visualizar a lista de materiais e componentes necessários para o desenvolvimento do protótipo zero das estações. Nossa equipe também fará uma pesquisa de preços nacionais.

Avisos legais e licenciamento

  • Esta documentação descreve um projeto de hardware aberto e livre. Está licenciada sob termos da licença de hardware aberto do CERN OHL v.1.2. O que permite a qualquer interessado, usar, estudar, modificar, distribuir, redistribuir e vender este projeto.

Participantes


O conteúdo desta página de wiki de projeto é distribuído sob uma licença Creative Commons BY-SA 4.0. Autor: Cristthian Marafigo Arpino.