Neuroestimulador

Objetivo do projeto

Desenvolver um estimulador neuronal por meio de pulsos de corrente com 4 canais reguláveis e com polaridades definíveis, possuindo corpo independente com interface gráfica de interação com usuário, podendo produzir quatro diferentes protocolos e havendo possibilidade de regular os parâmetros e durações desses protocolos.

Apresentação

O projeto se insere no contexto de um projeto maior que visa estudar in vitro e in silico a formação de sinapses e sua relação com o transporte de informação no tecido neuronal. Por ser um projeto de tecnologia aberta, haverá possibilidade de aplicação em outros estudos neuronais, terá custo acessível para um aparelho importante de pesquisa e estará aberto a continuidade do projeto e melhorias no mesmo.
O estimulador é um aparelho eletrônico capaz de aplicar estímulos elétricos em tecidos vivos na forma de pulsos de corrente através de microeletrodos apropriados. Os pulsos de corrente poderão ser unipolares ou bipolares, ou seja, podemos aplicar corrente somente positiva, somente negativa ou bipolar.

O aparelho é basicamente constituído de uma fonte de corrente bipolar controlada por um gerador de pulsos programável com Arduino MEGA 2560, sendo que o Arduino tem conexão serial com o computador, possibilitando que os parâmetros de protocolo sejam alterados via software com interface gráfica. Assim, o projeto é separado em três partes principais, agrupadas no repositório GitLab .

  • Firmware : firmware para conexão serial com PC (interface gráfica) e geração dos protocolos de estímulo utilizando Arduino MEGA.
  • Software : software em Python para controle dos parâmetros de protocolos de estímulo gerados pelo Arduino MEGA utilizando interface gráfica com o usuário.
  • Hardware : VCCS (Voltage Controlled Current Source) para conversão dos pulsos de tensão gerados pelo controlador em pulsos de corrente, sendo possível ajustar a corrente conforme desejado.

A documentação descreve hardware, firmware e software de código aberto.

O trabalho Neuroestimulador de Luís Eduardo Estradioto está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, conforme consta aqui .