Jean Brunetta

DIÁRIO DE LABORATÓRIO

08/05/2017

Hoje eu trabalhei apenas no desenvolvimento de jogos usando a Blender Game Engine, e eu tentei adicionar uma barra de vida para o personagem. A barra de vida em questão seriam três pontos, um de cada cor, representando certas frações da vida do personagem. Quando colidimos com um inimigo nós perdemos um desses pontos, quando perdemos os três nós morremos.
Não consegui terminar de programar essa barra de vida, então irei terminar quarta-feira.
Utilizei o tutorial desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DsZA0_kycZ8

15/05/2017

Hoje eu trabalhei um pouco mais no projeto de jogo chamado "The Joguinho de Dirigir Kart", um jogo de corrida de carros feito com a Blender Game Engine que eu criei para testar algumas ferramentas do programa e estou dando bastante atenção pra ele. Quando eu aprimorar o sistema da barra de vida do personagem eu vou colocar ela no TJDDK (abreviação de The Joguinho de Dirigir Kart).
Não trabalhei muito nesse projeto hoje pois o computador que eu estava usando estava indisponível, por causa disso eu ensinei o Bernardo a modelar e criar jogos no Blender.
Depois de dar essa aula pro Bernardo eu comecei a estudar sobre o FreeCAD, que eu pretendo usar por um tempo, principalmente por causa do projeto RECHAFÉ, em que algumas das peças vão ter que ser impressas na impressora 3D.
Também comecei a fazer um relatório informando tudo que já fiz no CTA. Ainda não comecei a realmente escrever o relatório, mas pensei no que escrever e algumas coisas que vou falar sobre cada projeto.

22/05/2017

Hoje eu trabalhei pouco com a modelagem e produção de jogos no Blender, pois queria me concentrar um pouco no FreeCAD, ainda não qualquer figura 3D completa, mas estou testando as diversas ferramentas que o programa oferece.
Eu também aprendi um pouco sobre o Arduino, e tentei montar o projeto "LED piscante" que vi no livro "Arduino Básico", na pagina quarenta do capítulo dois, também digitei o código no IDE do Arduino, porém o projeto não funcionou, acho que é porque o Arduino que usei estava estragado (como indicava em um bilhete grudado nele, que eu não tinha visto antes).
Depois disso eu participei de uma aula dada pelo Guilherme sobre velocidade. Aprendi que a velocidade é composta de uma distancia e de um tempo, e para deduzir a velocidade a qual um objeto se move nós temos que pegar a posição final da distancia especifica e subtrair a posição inicial, depois temos que dividir o valor pelo tempo em que a distancia foi percorrida.

24/05/2017

Hoje eu continuei trabalhando com Arduino, tentei fazer três projetos do livro Arduino Básico: LED Piscante, Semáforo e o Alarme com sonorizador piezo. Nenhum deles funcionou, provavelmente eu errei alguma coisa no processo de montagem no protoboard. Hoje eu também aprendi a calcular o valor dos resistores, utilizando esse quadro:
http://blog.render.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Resistores-01.png
Também continuei estudando sobre o FreeCAD, e aprendi a modelar formas tridimensionais e a editar seu tamanho, fiz um cubo de 10mm cada dimensão e um circulo com um furo no meio.
Ainda no assunto de modelagem 3D, eu comecei a ler o livro "Blender 3D Guia do Usuário", pulei a introdução do livro pois falava de coisas que eu já sabia, então pulei para a pagina 31, que falava sobre camadas, então aprendi a usar as camadas, alterar a camada ativa e as utilidades das camadas. Depois disso eu modelei um personagem no Blender, que eu chamei de Josh, ele é um elfo simples que eu só fiz para testar as informações que aprendi com o livro, e também testei diferentes formas de alterar a iluminação do render, e um pouco sobre a câmera. Depois refiz o personagem para ensinar o Miguel a modelar, e mostrei algumas dessas coisas que eu aprendi hoje.

Projeto_1___LED_piscante_.ino (194 Bytes) Jean Brunetta, 22/05/2017 16:57

untitled.blend - Josh, personagem que eu criei no Blender para testar as coisas que aprendi no livro "Blender 3D Guiado Usuário" (986 kB) Jean Brunetta, 24/05/2017 16:46