Guilherme Tavares

Meu nome é Guilherme Fagundes Monteiro Tavares, estou cursando o segundo ano do ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( CAp – UFRGS). Ingressei no Projeto Amora (5 Série) do Colégio de Aplicação no ano de 2012, mas só no primeiro ano de ensino médio tomei conhecimento da existência do Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior (CTA Jr). No final do mês de julho do ano de 2016, fui aceito para uma bolsa. Logo que entrei para fazer a minha primeira entrevista, fui apresentado ao laboratório e conheci cada um de seus projetos de iniciação científica. Um projeto em especial me chamou a atenção, chamado BRAMESIM (Braço Mecânico Simples).

Contato:
Telefone: 51 9 8404 9023 (operadora OI)

Guilherme Tavares
Projetos científicos, Tecnológicos e de Extensão
BRAMESIN (projeto da minha bolsa atual)
Tarefas atuais
Engrenagens da Base do Braço Mecânico
tarefas atuais
Diário de laboratório - Guilherme Tavares
Relatório Anual de Pesquisa

BRAMESIM

Esse projeto visa a criação de um kit de robótica que seria usado para a construção e programação de um braço mecânico com três graus de liberdade (articulações), que tivesse um alcance de pelo menos 30 centímetros. Esse kit será usado para incentivar as crianças e adolescentes a adquirirem interesse pela robótica e eletrônica, e também desmistificar tais conteúdos que são tratados como “coisas de outro mundo” no período acadêmico do ensino básico. Esperamos poder produzir nosso kit em escala, para oferecermos oficinas em diversos colégios. Essa oficina será muito útil para despertar tal interesse das crianças e adolescentes, para depois poder ajudar as mesmas em suas matérias, exemplo matemática e física, através do braço mecânico podemos ensinar muitos conceitos, como o torque dos motores, e a força envolvendo a garra.

Tarefas atuais

Desenvolvimento das engrenagens da base do braço mecânico.
Desenvolvimento do Relatório Anual de pesquisa.
Desenvolver novo sistema de motores

Centro de Tecnologia Acadêmica

O CTA pra mim é um espaço ao qual eu aprendo e tenho um grande campo de conhecimentos, pois no CTA, entro em contato com muitos universitários,aos quais me ensinam muitos conceitos físicos, além dos quais fazem parte de meu projeto acadêmico. Aqui posso aprender muitas coisas que são uteis para meu crescimento dentro e fora do colégio, o simples ato de estar nesse espaço de educação e desenvolvimento, já é um grande aprendizado para vida, aprendi muitas coisas no CTA, além de aprender conteúdos acadêmicos eu também aprendi muito em relação ao meu comportamento e em relação a como tratar as outras pessoas, aprendi a ser mais respeitoso e mais carinhoso com as pessoas ao meu redor, aprendi que se eu passar o conhecimento por mim adquirido aos meus colegas do CTA, eu também irei receber o conhecimento que eles adquiriram ao longo de seus projetos.