Eduardo Azeredo

Abaixo esta os procedimentos para a formatação de um computador e a instalação do Tropos.

  1. Acoplar um pendrive com o Tropos e inicializar o computador via o pen-drive e via o Gparted descobrir qual a entrada esta o pendrive.
  2. Abrir o terminal e usar o comando
     dd if={a entrada do pendrive} of={caminho do HD} bs=1M 

    Como por exemplo
     dd if=/dev/sdb of=/dev/sda bs=1M 

    Obs. Quando abrir o Gparted provavelmente não vai estar escrito somente a entrada onde o pendrive ou o HD esta também mostrara a partição que este espaço de armazenamento esta localizado, e essa partição é mostrada como um número depois da porta é importante não colocar esse numero porque se colocar a transferência não ira funcionar. Por exemplo se tentar se for ver a entrada do pendrive e aparecer "/dev/sdb1" deve-se colocar somente "/dev/sdb".
    Obs.2 Para acompanhar o andamento da transferência aba outra aba no terminal e use o comando ps aux | grep dd para descobrir o processo da transferência e então use
     kill -s USR1 {número do processo}
  3. Quando tiver terminado a transferência vai notar que o HD não foi expandido durante a transferência e vai precisar fazer isso manualmente. Para isso abra o Gparted e redimensione o espaço utilizado pelo HD que é a memoria do tipo "ext4" é importante lembrar que precisa-se deixar mais ou menos 2GB para criar uma partição do tipo secundária e dentro dessa partição do tipo secundário criar uma partição do tipo lógica e definir ela como do tipo "linux-swap".

Quando tiver terminado isso inicie o computador normalmente sem usar o pen-drive, e deve estar funcionando normalmente o computador com o Tropos instalado.