Bernardo Veloso

Sou o Bernardo Veloso, eu tenho 16 anos, sou aluno do segundo ano do ensino médio, no colégio Aplicação da UFRGS. Trabalho no CTA Jr. Atualmente tenho bolsa no projeto BRAMESIN (Braço Mecânico Simples)

Contato:

Projetos científicos, Tecnológicos e de Extensão

BRAMESIN (projeto da minha bolsa atual)

O projeto BRAMESIN foi o meu projeto primário quando entrei no CTA, esse projeto visa aumentar o conhecimento sobre softwares e sobre como montar a parte elétrica de algo ''complexo''.
Esse projeto é o mais procurado no CTA, então sempre acaba aparecendo na parte dos outros, tanto na parte de programação tanto na de montagem de objetos específicos.

Tarefas atuais

  • Tentar montar o braço no programa FreeCAD

Drone G²MB

O projeto Drone G²MB tem como objetivo criar um drone com hardware aberto e software livre. Inicialmente iriamos usar uma placa de HAL (hardware aberto e livre) confeccionada por nós, porém, esta meta ficou para segundo plano. Sendo assim, primeiramente iremos projetá-lo para que consiga voar utilizando uma placa Arduino Nano. O primeiro passo do projeto está sendo dado, até o momento (final de dezembro) estamos apenas trabalhando na sua parte teórica, fazendo pesquisas sobre o controle do drone, programação, estrutura, motores, hélices, enfim, sobre o funcionamento de um Drone de maneira geral.

tarefas atuais

  • pesquisar as as forças e campos que atuam sobre um um drone em movimento e parado planando.

Diário de laboratório - Bernardo Veloso

Textos a serem feitos

Para compreender como que um “objeto”  é capaz de voar, são necessários os estudos de 4 forças aerodinâmicas, são elas : sustentação, peso, arrasto e tração.

 Para voar, é necessário antes de tudo que exista algum tipo de força que consiga vencer ou anular o seu peso, sustentando-o acima do chão. De igual modo, é preciso uma força de tração, com o objetivo de vencer ou anular o arrasto produzido pelo avanço de uma aeronave.

A gravidade é um campo na qual empurra o drone para baixo fazendo ele cair, mas por causa de suas hélices e motores acaba não caindo, pois a força que eles fazem para cima é mais forte que a para baixo.

A tração é uma forca onde faz com que o seu drone voe para frente,cima e para trás.

Uma força bem importante para levantar o drone seria a força de tração quem faz com que as hélices façam uma certa força para cima maior que a gravidade faz para baixo e isso possibilita o drone a voar.

Esse texto tem como intuito mostrar quais forças e campos agem sobre um determinado objeto quando está voando.
Para um drone decolar ela iria precisar ter 4 hélices onde duas girariam para um lado e as outras 2 para o outro para que assim ele se estabilize e posso escolher para que direção ir, se um drone tiver com todas as hélices girando para só um lado, ele iria acabar puxando para esse lado, pois elas fariam o ar ir para aquela direção, logo ficaria girando em torno de si mesmo.
Outra coisa importante tambem é a parte dos motores e baterias, eles tem que fazer uma força pra cima maior que a da gravidade faz para baixo para assim poder levantar voo.
Para que um drone possa ir para frente,atrás ou lados ele necessita de uma força chamada tração, (TERMINAR AINDA).

1 parte :

1 - em que periodo foi feito

2 - como estava o projeto e o que fizeram para ajudar

3 - o que eu pesquisei nesse tempo e qual meu objetivo

4- o que eu espero