Alessandro Biachi

Sou o Alessandro, aluno do segundo ano do ensino médio. Trabalho no CTA Jr e na área de música do cap. a um anos. Atualmente tenho bolsa no projeto física e música.

Contato:
Telefone: 51 992076691 (claro)

Diário de laboratório - Alessandro Biachi

Projetos científicos, Tecnológicos e de Extensão

Desenvolvimento de aplicações sonoras musicais com o Arduino (projeto da minha bolsa atual)

Este projeto, que foi iniciado em 2016, visa Pesquisar teórica e experimentalmente e de forma interdisciplinar e transdiciplinar aspectos relacionados à Música e suas interlocuções com a ciência e tecnologia, em aulas curriculares de educação musical e em atividades de Iniciação Científica com o intuito coletar informações e refletir sobre as possibilidades educacionais a serem exploradas e desenvolvidas no campo de Pesquisa em Música em convergência com a Educação Básica de forma inter e transdiciplinar. A pesquisa mantém parceria com o Centro de Tecnologia Acadêmica junior – CTAjr – e o Grupo de Pesquisa em Música Ubíqua (UbiMus) envolvendo as áreas da música, da física, da tecnologia, da computação, através de trabalhos temáticos, experimentos práticos e reflexões teóricas.

Esta pesquisa teve como base a concepção de Música Ubíqua, ou UbiMus.
A música ubíqua possui como base a criatividade musical cotidiana, o uso de tecnologia cotidiana disponível para produzir música, o compartilhamento de ideias e de sons, a não necessidade de conhecimentos teóricos e técnicos musicais para exercer a criatividade em música "everywhere, anytime, everyone".
“Ubiquitous systems of human agents and material resources that afford musical activities trough creativity support tools”. This definition suits the interdiciplinary character that this research group seeks for the area (Keller et ali, 2014)”
(por que você fala em seu trabalho de paisagem sonora? você precisa contextualizar essa informação dentro de seu trabalho).

Já o conceito de "ecocomposição" conceito ligado à musica ubíqua, está ligado à ideia de exercer a criatividade musical cotidiana , a composição musical através da utilização de ferramentas ou tecnologia cotidiana disponível,como o por exemplo: o arduino.

Tarefas atuais

  • Desenvolvendo o relatório final da pesquisa.