25 de janeiro de 2018

Meditação e suas Variantes

Local : HCPA, sala 632 - 6º andar​

​Hora : 11 horas​

No dia 25 de janeiro (quinta feira) nos reunimos novamente (17 pessoas) para continuarmos no tema sobre meditação e suas variantes. Neste dia tivemos uma rápida rodada de apresentações seguido de duas breves apresentações com o Flávio falando sobre a meditação budista tibetana (shamata e vipassana) e a Angélica sobre meditação em movimento. Ambos os palestrantes ofereceram breves momentos de práticas experenciais.

A intenção a seguir seria seguirmos com as discussões mas o tempo se esgotou.

Tínhamos como objetivo neste encontro instrumentalizarmo-nos com uma linguagem comum, definir algumas estratégias e trocarmos informações sobre instrumentos de medida para coleta de dados em pesquisas futuras.

Apesar da limitação de tempo, consideramos o encontro muito positivo!

Nosso Próximo encontro está marcado para o dia 01/03/18 , enviem sugestões sobre a pauta ou tema a ser discutido. Podemos ter a apresentação de algum membro do grupo sobre um tema específico. Uma sugestão é sobre instrumentos que avaliem subjetivamente alguns aspectos importantes em pesquisa (motivação, aderência, stress...), instrumentos que os membros do grupo estejam utilizando ou pretendem utilizar. Estamos trabalhando no projeto de mestrado da Débora e o tema será: Efeitos da meditação sobre aspectos fisiológicos e psicológicos em pacientes com IAM​ recente. Abertos a sugestões e parcerias.

Em breve a Rosane vai estar informando a sala onde será nosso próximo encontro.
Agradeço a todos pela disponibilidade e contamos com a participação de todos. Aberto a convidarem outras pessoas que queiram participar desse processo de construção de um espaço para trabalharmos, discutirmos, trocarmos informações e crescermos juntos.

PS. podemos criar um nome para este movimento - aberto a sugestões.

PS2. Os slides sobre a Meditação Tibetana estão disponíveis em Pesq_Med_HCPA_25_janeiro_2018.pdf

PS3. Num primeiro momento pensamos em simplesmente ir utilizando este espaço de fórum para armazenar informações e promover
debates sobre o tema. Com o amadurecimento das conversas pretendemos ir constituindo páginas para melhorar a organização das informações.

RE: 25 de janeiro de 2018 - Added by Flávio Depaoli over 3 years ago

Sobre impressões e sugestões de como construir este espaço de compartilhamento
  • Momentos de prática em cada encontro : Gostaria de resgatar um comentário da Angelica Nickel enfatizando a importância de sempre termos um momento de prática a cada encontro. Além do benefício da prática, podemos ir conhecendo as várias técnicas e escolas de meditação (existem muitas) que têm sido empregadas no hospital;
  • Horários e Cronograma : E resgatar também a sugestão da Rosane Nery sobre organização do tempo para otimizarmos os encontros;
  • Sugestão de pauta : Oferecermos uma oficina de Documentação de Projetos. Neste momento, por exemplo, estamos experimentando o uso de um site da universidade (CTA - Centro de Tecnologia Acadêmica), que foi construído para servir de ferramenta a serviço da pesquisa acadêmica, para ir armazenando as informações gerais do nosso grupo. Embora a complexidade seja baixa,aprender como editar as páginas wiki e os fóruns seriam habilidades muito úteis. Outro ponto seria como gerar as informações, algo que, na minha opinião, deveria ser pensado com o grupo, visando localizar com agilidade as informações.

(1-1/1)