Página inicial

Navegação Rápida
Wiki de suporte - Fóruns do CTA - Cardápio de Projetos - Perguntas Frequentes - Listas de discussão - Repositórios GitLab do CTA - Sobre o CTA

Boas Vindas

O Centro de Tecnologia Acadêmica foi fundado em 2012 no Instituto de Física da UFRGS para integrar estudantes do curso de Engenharia Física com atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade. Atualmente conta também com uma extensão no Colégio de Aplicação da UFRGS, o CTA Jr. CAP. O Centro tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de projetos científicos, educacionais e tecnológicos compatíveis com o compartilhamento de conhecimento, natural do espírito científico. Fomenta o desenvolvimento e promove a adoção de tecnologias livres e abertas, recursos educacionais abertos, ciência aberta e cidadã a fim de criar uma infraestrutura aberta e fortalecer a cultura de expansão do conhecimento acadêmico. Visa contribuir para a transformação dos modos nos quais o conhecimento acadêmico é difundido e utilizado pela sociedade.

Entenda mais sobre os princípios do CTA no artigo escrito colaborativamente pela equipe: O Centro de Tecnologia Acadêmica: princípios e perspectivas.

Acompanhe os eventos do CTA em eventos

Acompanhe as notícias. (RSS Feed)

Assine e acompanhe nossas listas de e-mails.

O CTA está localizado na sala 110 do Prédio 43132 do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Veja no mapa.

Projetos Destacados

TropOS

O sistema operacional portátil para o laboratório livre.

Estação meteorológica modular

Estações de coleta de dados para monitoramento climático e ambiental.

Fresadora PCI João-de-Barro

Design e fabricação de Fresadora de Placas de Circuito Impresso João-de-Barro.

Shield Amplificador de Instrumentação

Shield Amplificador de Instrumentação para Aquisição de dados com Arduino. Amplificador permite alto ganho diferencial, alta rejeição de modo comum com baixíssimo custo.

Estação de Espectrometria

Desenvolvimento de software para aquisição de dados espectroscópicos para o Laboratório de Implantação Iônica e Curso de Interação da Radiação com a Matéria.

Shield Galileu

O Shield Galileu compõe um equipamento desenvolvido para realizar a aquisição automática de dados para experimentos didáticos de Física relacionados à Cinemática e Dinâmica.

Fisiolog

Instrumentos para medidas de interesse para saúde. Ver Respirômetro.

Este site utiliza o Chiliproject como sistema de gerenciamento de projetos e uma adaptação do tema do Open Hardware Repository. Contamos com uma instalação do GitLab para gerenciar nossos repositórios git. Acesse aqui.

O Centro de Tecnologia Acadêmica é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Últimos projetos

• Biomateriais de micélio (06/09/2018 21:17)

Projeto que visa cultivar fungos em substratos orgânicos, de forma que cresçam seus micélios e formem materiais biodegradáveis, sustentáveis e com inúmeras potenciais aplicações.

• Cardiorrespirômetro (09/08/2018 15:57)
  • Detector de Raios Cósmicos (09/08/2018 15:53)
  • Hackatona CTA 12 Meses (06/08/2018 00:15)

Este projeto foi criado para registrar as atividades do Projeto Piloto da Hackatona CTA de longa duração - Agosto 2018 - Julho 2019. É uma experiência do Centro de Tecnologia Acadêmica para o desenvolvimento colaborativo de projetos acadêmicos através da atuação de Grupos de Trabalho (GTs) a operarem, de forma altamente colaborativa, ao longo dos 12 meses. Esta experiência tem o objetivo de...