Página inicial

Navegação Rápida
Wiki de suporte - Fóruns do CTA - Cardápio de Projetos - Perguntas Frequentes - Listas de discussão - Repositórios GitLab do CTA - Sobre o CTA

Boas Vindas

O Centro de Tecnologia Acadêmica foi fundado em 2012 no Instituto de Física da UFRGS para integrar estudantes do curso de Engenharia Física com atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade. Atualmente conta também com uma extensão no Colégio de Aplicação da UFRGS, o CTA Jr. CAP. O Centro tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de projetos científicos, educacionais e tecnológicos compatíveis com o compartilhamento de conhecimento, natural do espírito científico. Fomenta o desenvolvimento e promove a adoção de tecnologias livres e abertas, recursos educacionais abertos, ciência aberta e cidadã a fim de criar uma infraestrutura aberta e fortalecer a cultura de expansão do conhecimento acadêmico. Visa contribuir para a transformação dos modos nos quais o conhecimento acadêmico é difundido e utilizado pela sociedade.

Entenda mais sobre os princípios do CTA no artigo escrito colaborativamente pela equipe: O Centro de Tecnologia Acadêmica: princípios e perspectivas.

Acompanhe os eventos do CTA em eventos

Acompanhe as notícias. (RSS Feed)

Assine e acompanhe nossas listas de e-mails.

O CTA está localizado na sala 110 do Prédio 43132 do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Veja no mapa.

Projetos Destacados

TropOS

O sistema operacional portátil para o laboratório livre.

Estação meteorológica modular

Estações de coleta de dados para monitoramento climático e ambiental.

Fresadora PCI João-de-Barro

Design e fabricação de Fresadora de Placas de Circuito Impresso João-de-Barro.

Shield Amplificador de Instrumentação

Shield Amplificador de Instrumentação para Aquisição de dados com Arduino. Amplificador permite alto ganho diferencial, alta rejeição de modo comum com baixíssimo custo.

Estação de Espectrometria

Desenvolvimento de software para aquisição de dados espectroscópicos para o Laboratório de Implantação Iônica e Curso de Interação da Radiação com a Matéria.

Shield Galileu

O Shield Galileu compõe um equipamento desenvolvido para realizar a aquisição automática de dados para experimentos didáticos de Física relacionados à Cinemática e Dinâmica.

Fisiolog

Instrumentos para medidas de interesse para saúde. Ver Respirômetro.

Este site utiliza o Chiliproject como sistema de gerenciamento de projetos e uma adaptação do tema do Open Hardware Repository. Contamos com uma instalação do GitLab para gerenciar nossos repositórios git. Acesse aqui.

O Centro de Tecnologia Acadêmica é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Últimos projetos

• Kan'b (17/12/2018 23:12)

KanBio

Descrição do projeto:

A KanBio é uma iniciativa que surgiu para educar e conscientizar as pessoas a respeito do da origem, uso e destinações dos plásticos oriundos de petroleo. O projeto tem como foco realizar a gestão da coleta seletiva de resíduos plásticos, e já possui um piloto que fica no Galpão do Plâtano, aonde os Kanbios realizam a coleta e limpeza de resíduos plásticos e os estocam para serem triturados e transformados em itens valiosos. A KanBio surgiu através da ideia de "cambiar" o uso de plásticos oriundos do petroleo para utilização de bioplasticos. Com esse intuito, o projeto visa consciêntizar o consumidor sobre a importância de se consumir menos plasticos com objetivo de se consumir zero plásticos, de modo a impactar cada vez mais o mercado de produção de mais plasticos. Acreditamos que isso será possível através da reciclagem dos resíduos plasticos existentes, aliado a produção de itens de longa vida, duradouros e que possam servir para reuso durante uma vida inteira, largando mão da lógica de consumir e jogar fora, e para que essa lógica mude pensamos na solução de tornar os itens plásticos que atualmente são usados uma vez e são descartados em itens de bioplastico. Com essas duas ações acreditamos que é possivel criar as condições para as pessoas valorizarem mais o uso de materiais plásticos de reciclo sem necessariamente serem obrigado a largarem mão do habito de consumo único, através dos bioplasticos....

• Colaboração CTA-CREF-Prédio H (15/11/2018 12:48)

Espaço de organização da colaboração entre o CTA, CREF e Prédio H

• Medidor de Velocidade de Bola (08/10/2018 17:56)

Projeto que visa o desenvolvimento de um medidor de velocidade de bola para ser utilizado no treinamento de voleibol.

• Medidor de Velocidade de Bola (08/10/2018 14:48)

aqui vai a descrição

• Biomateriais de micélio (06/09/2018 21:17)

Projeto que visa cultivar fungos em substratos orgânicos, de forma que cresçam seus micélios e formem materiais biodegradáveis, sustentáveis e com inúmeras potenciais aplicações.