Visão geral

O Ultrascope é um telescópio robótico de código aberto controlado por um smartphone, utiliza um software livre chamado "Ultrascope webapp", para enviar as coordenadas do plano equatorial (declinação α e ascensão reta δ) da esfera celeste para o Arduíno Mega, que decodifica os ângulos para os drives dos motores de passo, que são responsáveis por orientar o telescópio até o objeto celeste escolhido através do celular, para sua observação.

O projeto será desenvolvido em uma bancada de código aberto, com ferramentas livres, como o Kicad e FreeCAD, através da metodologia de bancada de hiperobjetos. Nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento de um projeto já existente, cuja documentação pode ser conferída aqui. Temos como objetivo documentar a fabricação do espelho primário e trocar o software utilizado, por um sotfware livre chamado "Stelarrium".

Este projeto de instrumentação física será desenvolvido no Centro de Tecnologia Acadêmica em parceria com o Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, e será capaz de capacitar cientistas e cidadãos com um telescópio robótico de baixo custo e de código aberto, através de práticas de [1] ciência aberta e cidadã para auxiliar na pesquisa, trabalho de estudantes e astrônomos tanto amadores quanto profissionais. O caráter "robótico" oportuniza que este projeto vá além dos telescópios comuns, sua automação poupa tempo de ajustes observacionais, permitindo que o utilizador se concentre apenas em suas observações astrônomicas, possibilitando uma mais completa prática pedagógica, ciêntífica e cidadã.

[1] Ciência Aberta 2015/Laboratórios

Mais informações em motivações do projeto.

Tarefas

Ver todas as tarefas | Calendário