I Semana de Tecnologia Acadêmica

Apresentação

Em preparação à semana acadêmica da UFRGS, o CTA está promovendo a Primeira Semana de Tecnologia Acadêmica entre os dias 14 e 18 de Outubro de 2013. Tem como objetivo a integração dos participantes do CTA e preparação às atividades da semana acadêmica ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade para alunos e professores conhecerem o andamento das atividades do CTA e que os esforços futuros sejam melhor direcionados de acordo com os objetivos do Centro. As atividades da semana serão encerradas com um happy hour na sexta à noite.

As atividades da I Semana de Tecnologia Acadêmica consistem em exposições orais e uma mesa Redonda. As apresentações terão duração de 8 a 15 minutos divididas em duas seções, conforme o cronograma abaixo. Os resumos aceitos para a I Semana de Tecnologia Acadêmica estão disponíveis no seguinte arquivo: Resumos_da_I_STA.pdf.

Inscrições

Para acompanhar as atividades não é necessária inscrição. Para apresentação de trabalho, a inscrição é feita mediante envio de resumo de acordo com as instruções abaixo.

Envio de resumos

A inscrição de trabalhos deve ser feita enviando um resumo para o email cta(arroba)if.ufrgs.br de até 500 palavras ou uma página A4 até o dia 10/10, de acordo com o seguinte modelo: Resumo_Modelo_1STA.odt.

Cronograma:

Dia 15/10, 14h30 - 16h, I Sessão de apresentação dos alunos. Local: Anfiteatro Antônio Cabral do Instituto de Física.

Dia 16/10, 14h Mesa Redonda: Desenvolvimento de instrumentação científica e educacional, na Sala de Reuniões (sala 211), do prédio da administração do Instituto de Física da UFRGS,

Dia 17/10, II Sessão de apresentação dos alunos: horário e local a serem confirmados.

Mesa redonda: Desenvolvimento de instrumentação científica e educacional

Como parte das atividades da I Semana de Tecnologia Acadêmica será realizada uma mesa redonda sobre um tema recorrente no Instituto de Física da UFRGS: Como aprimorar as atividades dos laboratórios de ensino?

Recentemente, o debate sobre investimentos nos laboratórios de ensino foi retomado, uma vez que houveram reações à aquisição de equipamentos importados de alto custo, difícil manutenção, de interação limitada e alta especificidade.

Reconhecendo a carência de equipamentos adequados - em número e qualidade - para suprir as necessidades das atividades dos laboratório de física experimental básica, estamos buscando alternativas.

Neste contexto, convidamos a comunidade da UFRGS para discutir esta questão. O Prof. Rafael Pezzi fará uma breve apresentação sobre tecnologias abertas e como o seu uso pode beneficiar os laboratórios do IF-UFRGS promovendo uma maior interatividade com os alunos ao mesmo tempo em que forma um núcleo de desenvolvimento de instrumentação científica e educacional.

Participe desta importante discussão sobre o futuro do IF.

Confraternização de encerramento

Para encerrar as atividades da I Semana de Tecnologia Acadêmica teremos um happy hour na sexta-feira a noite, dia 18/10, em local a ser divulgado durante o evento.

Resumo_Modelo_1STA.odt (16,2 KB) Rafael Pezzi, 07/10/2013 09:06

Resumos_da_I_STA.pdf (1,6 MB) Rafael Pezzi, 06/06/2014 15:04