Tutoriais

Um dos objetivos do Centro de Tecnologia é definir novos padrões nos modos no qual conhecimento gerado na universidade é difundido e utilizado pela sociedade.

A fim de diminuir as barreiras técnicas para a livre circulação de conhecimento, formatos de dados abertos e ferramentas livres capazes de lê-los, interpretá-los e modificá-los são essenciais. Nestes termos, o CTA busca é criar e adotar plataformas capazes de compreender ferramentas livres e completas para o uso e desenvolvimento do conhecimento. Além desta página, é possível encontrar mais informações sobre o uso dessas ferramentas no fórum Ferramentas Livres.

Uma série de ferramentas digitais já foram testadas para diversas atividades acadêmicas e compiladas numa distribuição GNU/Linux chamada TopOS. Uma explicação mais profunda e uma lista de outras ferramentas pode ser encontrada na Wikiversidade

As informações necessárias e específicas sobre as ferramentas do CTA usadas na sala L110 podem ser encontradas, quando existentes, no tópico referente a cada ferramenta.

Softwares e linguagens de programação

TropOS

O TropOS é uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian feita especialmente para Laboratórios Pesquisa e Ensino. Esta distribuição acompanha pacotes específicos para atividades de pesquisa científica e ensino de física, astronomia, eletrônica, matemática, geografia, geologia e atividades artísticas.

É um sistema operacional completo que pode ser utilizado sem a necessidade de instalação do computador, basta executá-lo através da inicialização do sistema a partir de Pendrive inicializável. É ótimo para um primeiro contato com um sistema operacional livre sem a necessidade de instalá-lo e com a conveniência de permitir a instalação de mais programas.

O download da imagem pode ser feito em http://cta.if.ufrgs.br/files/TropOS/.

Veja também as instruções para criar o Pendrive ou DVD TropOS.

Veja a vídeo aula " Sistema Operacional Portátil TropOS ", " TropOS - Inicializando em seu computador ", " Criando pendrive TropOS em Windows " e " Criando pendrive TropOS em Linux ".

Git

GIT é um programa de código aberto que tem como função prover um sistema de controle de versão. Mais amplo que o sistema da Wikipedia, nos permite separar um projeto em diversos segmentos, habilitando controle de versão de peça por peça de um produto final. Permitindo assim, um trabalho em equipe otimizado. Um tutorial básico de uso do Git pode ser encontrado aqui. Tutoriais mais avançados podem ser encontrados na página oficial.

Referências

Pro Git, Scott ChaconExcelente
http://git-scm.com/book/

Sobre ramos no git
http://git-scm.com/book/en/Git-Branching-Basic-Branching-and-Merging

Para dar push do Ramo para o Servidor:
http://gitready.com/beginner/2009/02/02/push-and-delete-branches.html

Para criar repositórios no servidor:
http://qugstart.com/blog/ruby-and-rails/create-a-new-git-remote-repository-from-some-local-files-or-local-git-repository/

Dicas iniciais

Para iniciar controle de versão:

git init

Para clonar um repositório pela primeira vez

git clone <usuariolief>@cta.if.ufrgs.br:/git/<nomedorepositório.git>

Para adicionar novos arquivos para o git controlar versão, use o comando

git add <nomedosarquivos>

Após realizar modificações, para criar uma nova versão

git commit

Para enviar as modificações para o servidor

git push

Ramos

Para criar um ramo (branch) novafunc

git branch novafunc

Alternar para o branch novafunc:

git checkout novafunc

Para enviar o ramo para o lief:

git push origin novafunc

Blender

Blender é um programa de desenho e animação. Com ele, é permitido criar peças e modelos de objetos em três dimensões, bem como animações para as mesmas e aplicações físicas como vento e gravidade.

Manual do Usuário da Wiki oficial do Blender versão 2.4

Blog especializado em Tutoriais para Blender 2.5

Manual do Usuário da Wiki oficial do Blender versão 2.6

Modelagem de Precisão utilizando o Blender
Ver anexo precision_modelling_006.pdf

Manual de reconstrução facial 3D digital
Ver anexo: MANUAL_DE_RECONSTRUÇÃO_FACIAL_3D_DIGITAL.pdf

Vídeos

"Série de Tutoriais Blender para iniciantes - em Inglês:"http://www.youtube.com/playlist?list=PL7404250E83B549F3&feature=plcp
  • Instalação
  • Personalizando a interface

Série de tutoriais Blender 2.6 em português

Python e Blender

Manual da Extensão Python no Blender
Quick Start Guide
Blender Python API

FreeCAD

FreeCAD é um programa de modelagem tridimensional paramétrica. Através dele, podemos criar peças com precisão mecânica, bem como desenhos e projeções das peças criadas, permi(face única)tindo a criação de projetos completos.

KiCad

KiCad é um programa computacional de código aberto para projetos de circuitos integrados, com o objetivo de facilitar a concepção de layouts e suas conversões para placas de circuito impresso (PCB). Possui ferramentas para elaboração de estrutura de produtos, arte final e visualizações 3D da PCB e seus componentes.
É utilizado para desenho e projeto de todas as placas de circuito produzidas no CTA.

OpensCAD

Mais um programa de modelagem de sólidos tridimensionais, com o grande diferencial de sua interface ser através de scripts. O processo de desenhar um objeto se faz através de códigos escritos, facilitando um projeto mais limpo. O ambiente de desenvolvimento requer uma capacidade de abstração da peça final maior que os outros programas apresentados.

Python

Começando com o IPython Notebook

No Debian, para começarmos a utilizá-lo precisamos fazer a instalação, se você está conectado à internet, basta abrir o terminal (Alt + F2 e digitar "gnome-terminal") e realizar os comandos a seguir.

sudo apt-get update
sudo apt-get install python-matplotlib ipython ipython-notebook

Eles vão, em ordem, atualizar a lista de pacotes do seu computador e instalar algumas bibliotecas de Python, o próprio Python e o Ipython Notebook.

Referências

Página do Software Carpentry
Wikilivro Python

Jekyll

Jekyll é um gerador de site estático simples, para sites pessoais ou de organizações. Foi escrito em Ruby por Tom Preston-Werner, cofundador do GitHub, e é distribuído sob licenças de código aberto.

Outros tutoriais

Uma referência básica (em inglês) para Linux, Python, GIT e SQL, encontramos na página do Software Carpentry, evento organizado pelo CTA nos dias 28 e 29 de Agosto de 2014:
http://software-carpentry.org/lessons.html

Outros softwares usados pelo CTA são:
  • Desenho 2D: Inkscape (vetorial), GIMP (raster);
  • Edição de textos e apresentações: wiki, LibreOffice Writer e Impress, Latex, Gnuplot;
  • Projetos Eletrônicos: Fritzing
  • Audiovisual: OpenShot e Audacity;

Hardware

Arduino

Introdução ao Arduino

O material das oficinas de introdução ao Arduino pode ser encontrado no Portfólio_ e Oficinas.

Vídeo Aulas Sobre Arduino

Assista também as vídeo aulas produzidas pela equipe do CTA:

Mais informações

O material para Arduino aplicado as estações meteorológicas pode ser encontrado no Portfólio_ e Oficinas.

Como configurar o udev no GNU/Linux para definir os nomes das portas seriais para múltiplos dispositivos: http://playground.arduino.cc/Linux/Udev

Bibliotecas do Arduino: http://www.libelium.com/v11-files/api/waspmote/d5/df3/wiring_8c.html

Xbee

Arduinos da L110

Alguns dos Arduinos disponíveis são os mesmos usados nas oficinas, por isso é importante tomar cuidado para não danificar a ferramenta. Quando danificada, é importante sinalizar com etiquetas os defeitos identificados. Para o desenvolvimento ser mais suave, é aconselhável utilizar sempre o mesmo Arduino (ou similar), evitando assim erros diversos e aleatórios, que podem atrasar o desenvolvimento do projeto.

Equipamentos de bancada

Voltímetro

Assista a vídeo aula Instrumentação: voltímetro e amperímetro

Placa de prototipagem

Assista a video aula ProtoBoard ou Matriz de Contato

A Bancada dos Hiperobjetos

A Bancada de Hiperobjetos é composta por um conjunto de máquinas de fabricação digital que tem por objetivo a fabricação de instrumentos livres e abertos. Conheça mais sobre as máquinas projetadas no Centro de Tecnologia Acadêmica na wiki da Bancada dos Hiperobjetos. Algumas informações sobre máquinas que fazem pode ser encontrado aqui

Fresadora João-de-barro

Impresão 3D

Impressora 3D da L110: Metamáquina 2

Dentre as impressoras 3D disponíveis, a Metamáquina é a mais adequada para o Centro de Tecnologia Acadêmica por ser uma impressora livre, de código aberto. O projeto completo está disponível no Github. Instruções e experiências de uso, instalação e manutenção na página Metamáquina 2 e em Log da Metamáquina .

Dicas sobre impressão 3D

Comunicação entre Arduino e Python

Assista as vídeo aulas Comunicação entre Arduino e Python I e II

Sensores

Introdução aos Sensores

Assista as vídeo aulas " Introdução aos Sensores ", " Sensores e suas aplicações na Física I " e " Sensores e suas aplicações na Física II

Tutoriais sobre sensores utilizados anteriormente em projetos do CTA.

  • DS18B20 - Sensor de temperatura digital com resolução programável

Outras dicas

precision_modelling_006.pdf - Precision Modelling Guide to Blender (4,5 MB) Rafael Pezzi, 05/12/2012 17:55

Intro_Arduino_-_2013.odp - Introdução ao Arduino - Semana Acadêmica da Engenharia Física 2013 (1,7 MB) Rafael Pezzi, 25/10/2013 08:21

kicad_tutorial.odp - ODP do tutorial KiCAD (3,1 MB) Alisson Claudino, 12/05/2017 20:17

kicad_tutorial.pdf - PDF do tutorial KiCAD (4,4 MB) Alisson Claudino, 12/05/2017 20:17

MANUAL_DE_RECONSTRUÇÃO_FACIAL_3D_DIGITAL.pdf (16 MB) Renan Ritter Soares, 06/11/2017 19:55

MANUAL_DE_RECONSTRUÇÃO_FACIAL_3D_DIGITAL.pdf (16 MB) Renan Ritter Soares, 06/11/2017 20:06