Sobre a Impressão 3D

Esta página tem como objetivo explicar alguns dos problemas mais enfrentados no processo de impressão tridimensional, bem como as soluções encontradas e/ou sendo desenvolvidas pelos usuários da Metamáquina no CTA.

Slides do ArduinoDay sobre impressão 3D: impressao_e_modelagem_tridimensional_versao3.pdf

Páginas de Apoio

Fórum da RepRap
MakerBOT Blog
SoliForum
3DPrintboard
Imprimindo em PLA

Artigo de Eli Greenbaum sobre os aspectos legais e viabilidade de Hardware livre e impressoras 3D (em inglês)
Three-Dimensional Printing and Open Source Hardware publicado em 2013 no The New York University Journal of Intellectual Property and Entertainment Law.

Entupimento do Extrusor

Quando o filamento esfria em alguma região não aquecida do extrusor, ou se obtém algum estado que impeça que o plástico seja expulso, existem dois métodos para a limpeza do mesmo.

Desentupimento Direto

O único por hora utilizado no laboratório, utiliza-se de um fio de espessura pequena, fio-mola ou até mesmo cordas de instrumento musical. Insere-se o fio pela parte de baixo do extrusor, limpando o mesmo. Repetindo até a limpeza necessária.

Limpeza por Acetona

Não utilizado no laboratório ainda, a ideia é desmontar o extrusor e banhá-lo em um solvente capaz de diluir o ABS, até remover completamente o resíduo plástico do extrusor.

Envergamento em Peças Maiores

Acontece devido a diferença no tempo de resfriamento entre o centro e as extremidades da peça, duas soluções são notadas.

Furos

Caso seja permitido ao desenho, furos e outras ausências de material na peça, mais densamente nas extremidades, regulam a perda de temperatura em relação ao centro da mesma. Pequenos testes foram feitos já, não se conseguiu eliminar completamente o problema, mas auxilia no processo.

Controle de Temperatura

Se possível obter uma temperatura uniforme na peça durante todo o processo, o problema deve desaparecer. O mesmo se dá utilizando resfriamento ou aquecimento, sendo o primeiro, provavelmente, mais simples. Estamos estudando e testando diversas formas de aplicar o resfriamento através de ventiladores, com alguns resultados positivos e outros negativos.

Temperatura da Base Aquecida

A temperatura na base que proporcionou melhores resultados para o plástico ABS foi de 110 °C na primeira camada e 105 °C nas demais. Um estudo com variações na temperatura de base vai ser conduzido após resultados mais concretos no estudo de resfriamento.

Peças Pequenas

impressao_e_modelagem_tridimensional_versao3.pdf (357.3 kB) Gabriel Krieger Nardon, 15/04/2014 21:38