Metamáquina 2

Dentre as impressoras 3D disponíveis, a Metamáquina é a mais adequada para o Centro de Tecnologia Acadêmica por ser uma impressora livre, de código aberto. O projeto completo está disponível no Github.

Instalação no LabFis (GNU/Linux Debian Wheezy)

A instalação do software no LabFis foi feito baixando e descompactando o pacote disponibilizado no site da Metamáquina. No LabFis 0.11c a utilização do pronterface requer a instalação do pacote python-urlgrabber.

Para chamar o programa utilize o comando

$ python pronterface.py

Diário de uso

17/09/2013

Foram realizadas diversas tentativas de impressão em ABS. A maior dificuldade consiste na adesão da primeira camada de plástico na superfície de vidro pois recorrentemente o plástico se acumula no bico de extrusão. Nos foi sugerido pelo pessoal da Metamáquina a utilização de uma camada de fita crepe azul da 3M utilizado para pintura sobre a superfície de vidro.

Também percebemos diferença entre as viscosidades dos filamentos fundidos de ABS preto e magenta. Ao remover o excesso de ABS do bico, o filamento de ABS magenta deixa um pequeno fio muito fino, enquanto o ABS preto facilmente se rompe.

Após alguns problemas com a extrusão, particularmente o desgaste do filamento no ponto de contato com a engrenagem que o move para o bico de extrusão, resolvemos soltar um pouco os parafusos que ajustam a pressão no filamento, aparentemente resolvendo o problema do desgaste.

Utilizamos a fita crepe azul no vidro e para o filamento utilizamos as configurações do arquivo ABS_245oC.ini - utilizando o filamento magenta. Ajustando o bico, na calibração z de modo a tocar levemente o vidro, conseguimos imprimir uma peça. Percebemos que a calibração Z refere-se realmente ao ponto de contato com o vidro e que a impressão da primeira camada é realizada a uma altura um pouco maior do que a definida no assistente de calibração.

Demais configurações do slicer: padrão.ini e metamaquina2.ini originais.

ABS_245oC.ini (412 Bytes) Lucas Leal, 17/09/2013 17:58