Log da 3DCloner

Essa página tem como objetivo a documentação das impressões realizadas na 3DCloner, com o objetivo melhorar a compreensão e o desenvolvimento de tecnologia dentro e fora do CTA.

Instalação da Impressora

Programas utilizados:
-Pronterface
-Slic3r
-Blender (programa usado para a modelagem tridimensional do arquivo)

Para instalar a impressora em Linux não se pode somente instalar o programa fornecido pela empresa pois o software fornecido pela empresa não é compatível com Linux. Então é necessário instalar outros dois softwares e para cada um é preciso diferentes pacotes que precisam ser baixados previamente. Os dois programas utilizados são o Pronterface e o Slic3r cada um desses programas tem suas configurações para impressão abaixo. Para instalar o Slic3r só é necessário o pacote "Freeglut". Recentemente nas versões mais novas do Tropos e Labfis, noto que as releases mais novas do Slic3r não funcionam por motivos que desconheço então eu uso a release 1.1.6. Para o Pronteraface mais pacotes são necessários, os pacotes são:
-Python
-pySerial
-wxPython
-Tkinter
-Argparse
-Pyreadline
-Pyglet
-pyCairo
-Cairosvg
-psutil

P.S. Usando as versões mais recentes do Labfis ou do Tropos, notei que não é necessário instalar os pacotes listados acima para o Pronterface, e sim só rodar o programa.

Começando a utilizar os programas

As configurações do Pronterface precisam ser feitas manualmente já as do Slic3r podem ser configuradas automaticamente com o arquivo mais abaixo.

Para poder rodar o Pronterface é necessário usar abrir o arquivo via prompt de comando (shift+F12). Abaixo esta um guia.

-Primeiro baixe o arquivo do Pronterface e extraia onde desejar. Recomendo extrair diretamente na pasta pessoal do Linux assim o próximo passo será mais fácil.
-Em seguida abra o prompt e abra a pasta do Pronterface usando o comando, cd Printrun. Se tiver dúvida de onde está a Pasta do Pronterface utilize ls e ache onde esta localizado o Pronterface.
-Tendo aberto a pasta do Pronterface utilize ls no prompt e encontre o arquivo pronterface.py, se esse arquivo não estiver na pasta algum erro deve ter acontecido durante o download então sugiro que baixe de novo o Pronterface do site. Se o arquivo estiver na pasta então utilize o comando python pronterface.py. O programa deve ter iniciado normalmente.

Todas as configurações do Slic3r foram feitas para plástico PLA, caso use o plástico ABS as configurações serão diferentes.

Antes de se começar a usar uma impressora 3D é preciso criar um aruivo e modelagem 3D para ser usado. O programa que usamos para isso é o Blender, que um software open source de modelagem 3D. Depois que o arquivo foi criado e ele for salvo é importante saber que o formato padrão do Blender é o .blend, a impressora não consegue ler esse formato então é necessário exportá-lo em formato stl.
Para isso use o botão de seleção do Blender (tecla "C") e selecione todos os objetos que deseja imprimir (isso é muito importante porque senão o arquivo não será exportado corretamente), então clique no botão "File" no canto superior esquerdo, em seguida em "Export" e selecione o formato stl, a partir daí outra aba será aberta para poder selecionar onde o arquivo irá ser salvo, e assim ter o arquivo que deseja imprimir já no arquivo correto.

Depois que todas as configurações terem sido feitas começar uma impressão é relativamente fácil, primeiro é necessário ter um arquivo 3D no formato stl já modelado, em seguida é criado o arquivo .gcode que o Pronterface consegue ler. Para criar o gcode se abre o Slic3r no canto superior direito existe um botão escrito "Add" se clicar nele abrira a janela para a seleção do arquivo stl. Agora temos que ver quais vão ser as configurações da impressão da peça, nesta página pode encontrar as configurações que usamos atualmente e no Slic3r existe a opção de carregar configurações já prontas, para fazer isso vá em "File", "Export config" abrirá um janela de seleção de arquivo, selecione o arquivo que baixou e ele estará já pronto para utilização. Depois de as configurações serem feitas poderemos criar o gcode, para isso no canto inferior esquerdo terá o botão "Export G-code" se clicar nele podera exportar o arquivo gcode pronto para ser usado na impressão. No Pronterface se clica em "Connect" com a impressora ligada para poder fazer a ligação entre computador e impressora, em seguida em "Load file" para escolher o arquivo gcode que deseja, depois é só clicar em "Print" que a impressora começara a impressão.

Precisão

Nota-se falta de uniformidade nas extremidades das peças deixando-as irregulares nas laterais. Também foi encontrado problemas na parte externa das peças com certa irregularidade nas podendo deixar, somente na camada camada mais externa, pedaços faltando de plástico.
IMPORTANTE, dentro do BLender as unidades usadas não refletem unidades milímetros, ou centímetros, e sim uma unidade arbitraria, depois de testes se constatou que cada unidade do blender é interpretada como 0,5mm pelo Slic3r. Essa medida só se aplica caso a peça seja inteiramente feita no Blender e se não foi usado o "Modo de Edição" do Blender, peças baixadas da internet depois exportadas para o Blender não irão seguir essa lógica. Dentro do próprio Blender existe uma régua na aba "Grease Pencil", ainda não tenho certeza da precisão dessa régua em suas medidas para milímetros, então é aconselhado usar o Slic3r para ver as medidas da peça, as medidas (em milímetros) estão apresentadas no canto inferior direito e estão na ordem X,Y,Z.

Parametros de configuração do Pronterface e do Slic3r

Para a impressão usamos o software Pronterface que para funcionar corretamente necessita as seguintes configurações. Para acessar as configurações vá até settings e em seguida clique em options. Na tela de options haverá cinco abas cada uma com um nome diferente, as informações são as configurações que usamos na nossa impressora tridimensional.IMPORTANTE:As configurações se aplicam a nossa impressora é possível que essas configurações não se aplicam a todos os modelos. Por favor contate o fabricante da impressora para mais informações. Por questões de facilitar a leitura da página palavras sublinhadas se referem a abas na tela de options.

Printer Settings

Baud rate: 9600
TPC streaming mode: OFF
RPC server: ON
Bed temperature for ABS: 110
Bed temperature for PLA: 60
Extruder temperature for ABS: 230
Extruder teperature for PLA: 205
X & Y manual feedrate: 3002
Z manual feedrate: 101
E manual feedrate: 47
Build dimensions: Width:320 Deep:214 Height:160
Build dimensions: X offset:0 Y offset:0 Z offset:0
Build dimensions: X home pos.:0 Y home pos.:210 Z home pos.:0
Monitor printer status: ON
CIrcular build platform: OFF
Extruders count: 1
Clamp manual moves: OFF
User interface
Interface mode: Standard
Controls mode: Standard
Enable Slic3r integration: OFF
Display temperature graph: ON
Display temperature gauges: ON
Display interface lock checkbox: OFF
Lock inteface upon print start: OFF
Update UI during G-Code load: ON

Viewer

Main visualization: 3D
Use 3D in G-Code viewer window: OFF
Use a lighter 3D visualization: OFF
Number of anti-alising samples: 0
Track current layer in main 3D view: OFF
Extrusion width for 3D viewer: 0.40
Layer height for 3D viewer: 0.30
Preview extrusion width: 0.50
Fine grid spacing: 10
Coarse grid spacing: 50

As abas de configuração Colors e External Commands não interferem na performance da impressora mas mesmo se for de seu interesse as configurações estarão citadas abaixo.

Colors

Background color: #FFFFFF
3D view background color: #FAFAC7FF
3D view travel moves color: #99999999
3D view print moves color: #FF000099
3D view tool 1 moves color:#AC0DFF99
3D view tool 2 moves color:#FFCE0099
3D view tool 3 moves color:#FF009F99
3D view tool 4 moves color:#00FF8F99
3D view printed moves color:#33BF0099
3D view current layer moves color:#00E5FFCC
3D view printed current layer moves color:#196600CC

External Commands

Slice command: python skeinforge/skeinforge_application/skeinforge_utilities/skeinforge_craft.py $s
Slicer options command: python skeinforge/skeinforge_application/skeinforge.py
Final command:
Error command:
Simarrange command:

As configurações do Slic3r estarão em um arquivo que poderá ser executado pelo Slic3r e as configurações serão aplicadas.

Densidade média, velocidade normal, PLA, MD_PLA (As configurações de velocidade de impressão estão erradas por isso se tentar imprimir algo usando essa configuração a peça provavelmente vai dar errado)

Densidade 70%, temperatura 210°C, PLA, PLA_070_210

Logs

Registro de peças

Parte superior do abrigo

Atualmente temos 4 peças da parte superior do abrigo (link para download do arquivo stl, clique aqui )

Acima vemos uma imagem de uma das peças. Das quatro peças essa é a única que não se vê o problema de deslocamento, mas, pode se ver outros problemas, os pinos que prendem essa peça às outras quebraram assim como uma das hastes que prendem esse pino, mas resolvemos isso derretendo o plástico e fixando-a na peça usando o ferro de solda. Pela foto não é possível ver mas, umas das camadas inferiores se "descolou", gerando assim rachaduras que foram remendadas usando também o ferro de solda.

Acima vemos outra foto de uma peça da parte superior do abrigo, só que essa peça (assim como as outras duas) apresentam o problema de deslocamento de layers que as torna inutilizáveis para a estação. Além disso em algumas peças as primeiras layers se "descolaram" gerando rachaduras que separaram a peça em dois.

Parte do meio do abrigo

Temos 4 (quatro) peças do meio ao total mas apenas duas estão em condição de uso.

24/03/2015

Impressão da primeira peça para os abrigos. Para a impressão se usou o modelo Stevenson Screen usando as configurações do Slic3r de densidade 50%, velocidade normal usando plástico PLA.D50_PLA.ini. NA peça impressa nota-se que a peça não sofre de deformações mas os pinos que conectam os pratos são muito frágeis e tendem a quebrar na próxima tentativa usara um densidade de 100%.

02/04/2015

Tentativa de impressão da peça com 100% de densidade não deu certo, então modificamos a peça para ficar com as extremidades mais grossas (segue em baixo o arquivo stl da peça modificada). Tentativa de impressão mal sucedida razão, problema já visto anteriormente onde em certo ponto da impressão a peça simplesmente se desloca para solucionar o problema tentaremos aumentar a estabilidade da mesa onde a impressora esta localizada.

Stl da peça modificada:
TOP_PART_modified.stl

14/07/2015

Problema do deslocamento continua frequente tendo ocorrido em varias de nossas tentativas de impressão até o presente momento, ainda não sabemos o que causa esses deslocamentos uma das teorias é a de que o ar frio em contato com o plástico aquecido causa esses problemas, mas essa teoria foi de certa forma descartada pois mesmo com todas as janelas fechadas e o ar-condicionado desligado ainda ocorrem esses deslocamentos mas o único jeito de derrubar essa teoria seria instalando alguma forma de cúpula em volta da impressora para proteger as peças do vento. A teoria de o porque esses deslocamentos ocorrem é a de que seja uma falha do software da impressora. Para tentar resolver esse problema notamos que esse tipo de falha possa ser uma falha no gcode pois quando uma peça da errado nós recriamos o gcode e na maioria das vezes a peça é completada sem erros, nota-se que quando digo na "maioria da vezes" estou querendo dizer que esses erros ainda acontecem mas, mais raramente.
Recentemente tivemos o problema onde a interface gráfica do Linux parou de funcionar e apenas a interface de via terminal, tentamos resolver o problema sem precisar formatar o computador por causa de todos os arquivos salvos neste computador mas, o não conseguimos resolver esse problema sem ter que formatar o computador então para conseguir um backup dos dados tivemos que instalar o HD do computador com problema em outro computador e depois fazer o backup para um pendrive onde depois de o computador ter sido formatado os arquivos só foram passados do pendrive para o computador.

MD_PLA.ini (3 kB) Eduardo Azeredo, 25/11/2014 13:59

D50_PLA.ini (3 kB) Eduardo Azeredo, 25/03/2015 17:09

TOP_PART_modified.stl (932.7 kB) Eduardo Azeredo, 07/04/2015 14:13

TRIPE_com_as_medidas_reais_fixed.obj (29.1 kB) Eduardo Azeredo, 10/09/2015 14:25

TRIPE_com_as_medidas_reais.stl (49.2 kB) Eduardo Azeredo, 10/09/2015 14:26

TRIPE_com_as_medidas_reais.blend1.stl (50.1 kB) Eduardo Azeredo, 10/09/2015 14:26

TRIPE_com_as_medidas_reais.blend2.blend (534.4 kB) Eduardo Azeredo, 10/09/2015 14:26

TRIPE_com_as_medidas_reais_fixed.obj (29.1 kB) Eduardo Azeredo, 10/09/2015 14:26

TRIPE_com_as_medidas_reais.blend4.stl (49.2 kB) Eduardo Azeredo, 10/09/2015 14:26

TRIPE_com_as_medidas_reais.blend3.stl (49.2 kB) Eduardo Azeredo, 10/09/2015 14:26

PLA_070_210.ini (2.9 kB) Eduardo Azeredo, 03/12/2015 14:25

PLA_070_205.ini (3 kB) Eduardo Azeredo, 29/03/2016 16:51

TOP_PART_modified_v2_2.stl (784.1 kB) Eduardo Azeredo, 19/04/2016 16:08

MIDDLE_PART_modified_v2_2.stl (800.8 kB) Eduardo Azeredo, 19/04/2016 16:08

BOTTOM_PART_modified2_.stl (638.9 kB) Eduardo Azeredo, 19/04/2016 16:08

IMG_20160503_140604929.jpg (1.6 MB) Eduardo Azeredo, 03/05/2016 14:10

IMG_20160503_140549708.jpg (1.6 MB) Eduardo Azeredo, 03/05/2016 14:10

top_part_imagem.jpg (497.4 kB) Eduardo Azeredo, 03/05/2016 14:17

top_part_imagem.jpg (121.3 kB) Eduardo Azeredo, 03/05/2016 14:24

top_part_com_problema.jpg (132.9 kB) Eduardo Azeredo, 03/05/2016 15:11

bottom_part_1.jpg (114.2 kB) Eduardo Azeredo, 05/05/2016 14:29

bottom_part_2.jpg (121.7 kB) Eduardo Azeredo, 05/05/2016 14:29

middle_part_1.jpg (103.3 kB) Eduardo Azeredo, 05/05/2016 14:29

middle_part_2.jpg (120.9 kB) Eduardo Azeredo, 05/05/2016 14:29