Licenças

Um projeto tecnológico pode fazer uso tanto de equipamentos (hardware), programas (software) e documentação (manuais, desenhos CAD para ser funcional, estudável e disseminável), cada uma dessas categorias devem ser licenciadas de forma a garantir que as quatro liberdades fundamentais de uso, estudo, modificação e distribuição possam ser usufruídas. Ou seja, seu licenciamento deve esclarecer esses pontos para estar de acordo com a Lei de direitos autorais.

Muito esforço já foi empreendido para garantir que obras autorais possam fazer parte de um ecossistema onde o compartilhamento de conhecimento seja facilitado. Desta forma, cada projeto deve conter em sua wiki uma página ou seção descrevendo o seu licenciamento. Como sugestão para cada projeto do CTA, abaixo contra-se uma lista de licenças adequadas com o compartilhamento de ideias para Hardware, Software e Documentação.

Referências

  • Various Licenses and Comments about Them - Página mantida pelo Laboratório de Licenciamento e Conformidade da Free Software Foundation com comentários sobre diversas licenças de software e conteúdo.

Licenças de Software

Ver licenças aprovadas pela Open Source Initiative: http://opensource.org/licenses/

Licenças de Hardware

Licença de Hardware Aberto do CERN v1.1
Licença de Hardware Aberto do CERN v1.2

Site oficial de CERN Open Hardware Licence

Licenças para Documentação

Patentes Abertas

Referências:

Wilbanks, J.T.; Wilbanks, T.J. Science, Open Communication and Sustainable Development. Sustainability 2010, 2, 993-1015.

http://en.wikipedia.org/wiki/Free_software_license
http://pt.wikipedia.org/wiki/Licença_de_software_livre
http://en.wikipedia.org/wiki/Open-source_hardware
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware_livre