KiCAD

ESTE É UM ESBOÇO: PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

Esta página tem o objetivo de organizar dicas e tutoriais para o KiCAD

Páginas relacionadas:

  • Lista de componentes, 3d, esquemático e footprint, feitas por Walter Lain

Introdução

Tipos básicos de bibliotecas:

A parte mais chata do KiCAD é a organizção de bibliotecas. Esta parte será esclarecida no início, pois facilita e globaliza o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Talvez você só veja necessidade de aprender isto depois que adquirir certa experiência

É bastante frequente acontecer problemas relacionados a bibliotecas quando se obtém um projeto de KiCAD já iniciado. Tal fato pode deixar ilegível e estragar o projeto, por isso tais esclarecimentos são tçao importantes.

  • Componentes de esquemático (component): descrição de um componente eletrônico para a elaboração do esquemático. Não possui, necessariamente, o formato do componente real, é usado somente no esquemático. A geometria entre os componentes também não será a mesma na elaboração da placa de circuito impresso (PCI). O formato destes arquivos é .lib.
  • Componentes de circuito (footprint): descrição geométrica de um componente eletrônico, usado na elaboração do desenho da PCI. As pastas que contém estes arquivos possuem a terminação .pretty. Um componente avulso tem a terminação .kicad_mod.
  • Componentes 3D (3D shapes): usados no visualizador 3D do circuito impresso. Uma pasta que contém um conjunto destes arquivos tem a terminação .3dshapes. Estes arquivos avulsos tem formato .wings, e estão sempre juntos com um arquivo com o mesmo prefixo, mas com formato .wrl.

Relação entre as bibliotecas:

  • O primeiro passo de todo projeto eletrônico em KiCAD é a elaboração do esquemático. Os componentes de esquemático não descrevem nenhum tipo de geometria espacial. Por exemplo: um resistor no esquemático pode ser qualquer tipo de resistor na PCI.
  • Após o término do esquemático, deverá ser feita a associação entre componentes de esquemático e componentes de circuito. Isto determina qual componente de circuito irá no lugar do componente de esquemático, na PCI.
  • Cada componente da PCI pode ser associado a um componente 3D, que servirá somente para visualização prévia da PCI.

Subprogramas

  • Em ordem crescente, da esquerda para a direita

imagem dos subprogramas kicad

  1. Eeschema: elaboração do esquemático
  2. Schematic library editor: criação de componentes de esquemático
  3. PCBnew: elaboração da PCI
  4. PCB footprint editor: criação de componentes de circuito
  5. GerbView: visualizador de arquivos gerber e excellon
  6. Bitmap2Component: transforma arquivos de imagem em componentes de circuito
  7. Pcb calculator: calculadora de parâmetros
  8. Pl editor: editor de datasheet (arquivo de descrição)

Síntese

  • Eeschema: Usado para elaborar o esquemático, usa componentes com formato .lib. Cada um destes componentes será associado a um componente de circuito.
  • PCBnew: Usado para desenhar a PCI. Usa componentes com formato .kicad_mod dentro de pastas .pretty. Cada componente poderá ser associado a um componente 3D para visualização. (geralmente esta associação é automática)

Tutoriais

Tutorial de instalação do kicad atualizado com bibliotecas extras:

Para executar o programa basta clicar duas vezes em cima do arquivo ou através da opção "executar em terminal". Caso estas opções não estejam ativadas, é possível ativa-las clicando com o botão direito no arquivo, ir para Propriedades --> Permissões e ativar a opção "Permitir execução do arquivo como um programa". Caso ainda não tenha funcionado, é possível copiar as linhas do arquivo diretamente no temrinal, uma a uma, ou executar com:

$ bash nome_do_script.sh

menu1kicad.png - imagem dos subprogramas kicad (22.2 kB) Paulo Sérgio Müller, 09/01/2016 21:03

kicad-install-jessie.sh - script de instalação do kicad no debian (1.1 kB) Alisson Claudino, 25/06/2017 08:01