Impressora 3D LOCOOP Y

A impressora 3D LOCOOP Y é fabricada pela LOCOOP e tem como principal diferencial o fato de não utilizar eixos cartesianos. Ao invés disso, ela possui uma estrutura em delta. Como ela é bastante antiga, a maioria das orientações da fabricante não são mais válidas.

Utilizando um slicer

Após projetar o seu modelo e exportar em .stl, você deve converter ele em instruções que a máquina pode executar, nesse caso no formato gcode (Merlin). Para isso, deve ser utilizada uma ferramenta chamada slicer, que vai "fatiar" o seu modelo em camadas que podem ser impressas.

O slicer recomendado pela fabricante é o Cura 15.4, mas a versão mais nova é a 4 (houve um reset no versionamento), portanto utilizaremos a versão mais recente pois a antiga já foi deprecada. O software atualizado pode ser baixado aqui.

TODO: Testar parâmetros adequados e aprender a exportar eles do Cura
Referência fabricante

Imprimindo

Antes de imprimir, é sempre bom preparar a base de impressão. Certifique-se que ela está limpa e então aplique uma fina camada de cola bastão ou spray de cabelo. Isso vai garantir a adesão do filamento à base. É recomendado que seja uma camada realmente fina, então sugiro o uso de uma espátula para tirar o excesso. Esse procedimento deve ser realizado antes de cada impressão.

Após isso, copie o arquivo .gcode gerado anteriormente para o cartão SD, ejete-o e insira-o na impressora. Clique no botão mais a esquerda e selecione seu arquivo e comece a impressão. Essa impressora possui auto-nivelamento e não é necessário nenhum ajuste manual. Apenas aguarde e, ao término da impressão, retire com cuidado do suporte usando uma espátula e limpe a mesa.

Referências
Cura Legacy (não funciona no TropOS mais novo)
Ultimaker Cura