Hackatona de Libertação de Hardware

Hardware aberto e livre é aquele que possui documentação para que qualquer um possa estudar, modificar, distribuir, fabricar e vender o projeto ou o hardware baseado no projeto, vide a Definição de Hardware Aberto. Enquanto a necessidade desta documentação está clara no contexto internacional, a cultura de documentação de projetos ainda é incipiente no Brasil. O Centro de Tecnologia Acadêmica está preparando uma série de atividades para fortalecer a cultura de documentação de projetos e por sua vez, a cultura do Hardware Aberto e Livre no Brasil. Neste contexto surge a Hackatona de Libertação de Hardware.

Quando?

A Hackatona de Libertação de Hardware ocorre junto com as atividades do CTA do Arduino/Genuino Day de 2016, no dia 2 de abril das 9:00 horas às 17:30. Consulte esta página para mais informações.

Proposta

Iremos conduzir atividades para propiciar aos participantes a oportunidade de criar a documentação de projetos que nasceram para serem livres e abertos. Se um projeto não dispõe da descrição detalhada para reproduzí-lo, podemos dizer que ele não está livre e aberto e encontrará dificuldades na sua evolução. O objetivo desta hackatona será o de desenvolvermos as habilidades de documentação.
Nesta atividade formaremos grupos por interesse comum para trabalhar na "libertação" dos projetos e ideias, ou seja, documentá-los apropriadamente. Serão conduzidas oficinas relâmpago integradas com as Atividades do Arduino Day 2016 para oferecer subsídios adicionais para os participantes da Hackatona atingirem seus objetivos de libertarem o Hardware.

Onde?

Instituto de Física da UFRGS - Campus do Vale. Av. Bento Gonçalves, 9500, Bairro Agronomia, Porto Alegre/RS.
Segundo andar do prédio O (em cima da Biblioteca da Física, veja a localização neste mapa).

Inscrições

Para participar da Hackatona de Libertação de Hardware preencha este formulário.

Documentando para publicação

Faremos uma breve demonstração de como os projetos do CTA tem sido documentados no site para trazer inspiração aos participantes. Teremos um espaço disponível no site para os participantes treinarem suas habilidades de documentação produzindo seus registros.

Criando Um Projeto

Será um espaço destinado à elaboração de uma proposta de projeto a partir do zero.

Desafio CTA

Se o participante não dispor de um projeto ele poderá escolher algum entre as opções oferecidas pelo CTA:

Iniciantes:
  • Cajon-hero (replicar, desenhar esquemáticos, shield e documentar);

Intermediário:
  • Matriz de leds LD1088BS (testar shield, estudar comandos,...);
  • Afinador de Luz (partindo da luz estroboscópica produzir uma derivação e documentar);
  • Pedal de Looping (replicar, desenhar esquematicos, shield e documentar);

Obs. Cada projeto se encontra em um estágio de desenvolvimento diferente demandando tarefas diferentes.

Oficinas Relâmpago

Serão conduzidas oficinas relâmpago integradas com às atividades do Arduino/Genuino Day 2016 para o desenvolvimento de habilidades para a libertação de hardware.

Amostra dos Trabalhos

Encerraremos a atividade apresentando os trabalhos produzidos e compartilhando impressões. O projeto melhor documentado poderá fresar sua placa na Fresadora de Placas de Circuito Impresso João-de-barro.

cajo_hero.jpeg (13.9 kB) Flávio Depaoli, 31/03/2016 09:35

estrobo.jpeg (14.5 kB) Flávio Depaoli, 31/03/2016 09:37

matriz_leds.jpeg (3.5 kB) Flávio Depaoli, 31/03/2016 10:00

looping.jpeg (15.1 kB) Flávio Depaoli, 08/04/2016 10:47