Atividades do CTA no Tropixel Labs

O conteúdo desta página de wiki de projeto é distribuído sob uma licença Creative Commons BY-SA 4.0. Autores (exceto quando indicado): Renan B. da Silva, Marina de Freitas, Rafael Pezzi.


Data: 22 a 24 de outubro de 2015
Página do evento: http://tropixel.ubalab.org/pt-br

A proposta das atividades do Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA - IF - UFRGS) no Tropixel

A sistematização da documentação de projetos de instrumentos científicos ainda está em fase inicial de amadurecimento, com o recente reconhecimento da sua importância para viabilizar o estudo, reprodução, derivação, uso e manutenção dos instrumentos. A tarefa de desenvolver e documentar hardware aberto tem se tornado mais fácil com o advento de ferramentas livres (softwares), plataformas abertas (hardware) e licenças permissivas. O CTA tem buscado a integração de todos estes elementos em sua metodologia de execução e documentação de projetos que se propõe a servir de referência para o desenvolvimento colaborativo de instrumentos científicos e educacionais abertos em analogia direta com o universo do software livre [1].

A oficina do CTA junto ao projeto OCSDNet em Ubatuba tem como um de seus principais objetivos a expansão da cultura de desenvolvimento e compartilhamento de instrumentos científicos e educacionais abertos. Para atingir este objetivo, as atividades conduzidas pelo Centro de Tecnologia Acadêmica utilizarão ferramentas abertas e livres e licenças permissivas, além de e apresentar boas práticas de documentação de projetos [2]. No caso específico do interesse da comunidade de Ubatuba, a oficina será focalizada no projeto das Estações Meteorológicas Modulares do CTA [3]. Este é um projeto de ciência cidadã de monitoramento meteorológico e ambiental.

Já antes do início das atividades do evento, fora realizada uma oficina piloto com jovens de Ubatuba com apoio on-line de Renan e Marina, participantes do CTA, para fins de familiarização com o projeto e sua documentação.

Estas atividades visam, a curto prazo, a montagem e operação de ao menos uma estação meteorológica modular em Ubatuba e a familiarização de cidadãos da cidade com a cultura de documentação de projetos. A médio prazo almeja a participação ativa dos cidadãos no desenvolvimento de projetos de hardware científico abertos, evidenciada pela contribuição à documentação de projetos de instrumentos científicos abertos. A longo prazo, espera-se que os cidadãos de Ubatuba utilizem projetos de instrumentos científicos abertos para apoiar a pesquisa realizada no município por universidades e centros de pesquisas, tornando-se agentes locais de instalação, manutenção e adaptação dos instrumentos científicos abertos que coletam dados em campo nos diversos ecossistemas de Ubatuba.

Chamada oficina: Estações Meteorológicas Modulares

Renan Bohrer da Silva, Marina de Freitas.
22/10/2015, a partir das 10h.
Tópicos abordados: A oficina é uma introdução à plataforma Arduino com enfoque na montagem de uma estação meteorológica e aquisição de dados.
  • Conceitos básicos de eletricidade
  • A plataforma Arduino
  • Prototipagem em protoboard
  • Conceitos básicos de eletrônica e programação em C
  • Introdução aos conceitos de ciência cidadã, monitoramento do clima e documentação de projetos
  • Montagem da estação meteorológica
  • Aquisição de dados

Slides da oficina: oficina_EMM_Tropixel.pdf

Material completo: oficina_EMM_Tropixel.tar.gz

Imagens utilizadas na apresentação: imagens_oficina_EMM_Tropixel.tar.gz


Relatos das atividades

Relato da atividade: Oficina Estações Meteorológicas Modulares

Na quarta-feira, dia 21 (um dia antes da atividade), foram feitos os preparativos no local na oficina — o laboratório de informática da Escola Tancredo Neves. Foram testados todos os computadores do laboratório e identificados quais seriam adequados para o uso; ou seja, aqueles que poderiam ser rodados de um pendrive contendo o TropOS [4], sistema operacional desenvolvido pelo CTA, livre e dotado de todas as ferramentas que seriam utilizadas.

A oficina foi dada no dia 22, em duas partes. Pela manhã, foi feita uma introdução com conceitos básicos de eletricidade, programação, o projeto Arduino, ciência aberta, software livre e hardware aberto. Os participantes terminaram as atividades da manhã montando projetos básicos de Arduino.
À tarde, os participantes foram introduzidos ao projeto Estações Meteorológicas Modulares [3]. Foi falado sobre ciência cidadã, a importância da documentaçao e como fazer uma boa documentação. Ao final, os participantes haviam montado (em duplas ou pequenos grupos) estações meteorológicas em protoboard, coletado dados e gerado gráficos e estatísticas desses dados localmente. Também era prevista a atividade de cadastramento das estações montadas no sítio para envio de dados para o servidor do projeto e visualização de dados online [5]; mas pela falta de tempo, essa parte foi apenas comentada.

Atividade: Tropixel OCUPE - Ocupação Cultural Praça Experimental

Durante a ocupação foi montada uma estação meteorológica cujos dados coletados foram enviados para o site — endereço: http://dados.cta.if.ufrgs.br/.
A montagem e coleta foi prejudicada pelas condições climáticas e falta de estrutura (luz elétrica e internet), sendo possível alcançar o objetivo apenas ao final do evento.

Resultados

Apesar de a falta de tempo e o cansaço dos participantes (dado pela extensividade da atividade) não nos ter permitido o aprofundamento que seria ideal em alguns conceitos — idealmente, a oficina seria dividia em dois dias — acreditamos que a oficina tenha sido um bom ponto de partida para a concretização dos objetivos pensados. Ao menos, podemos concluir que há cidadãos da cidade familiarizados com as ideias e ferramentas necessárias para que os objetivos, mesmo a longo prazo, sejam alcançados. Mas talvez ainda falte uma abertura por parte dos centros de pesquisa atuantes na cidade para que isso ocorra.

Nossa participação com a montagem de uma estação na OCUPE pode ter sido uma boa demonstração do projeto e seus conceitos básicos; se houvesse uma participação mais massiva da comunidade na atividade, ela teria sido um bom auxílio para a concretização dos nossos objetivos. Mesmo sem uma participação ideal da população, essa atividade nos serviu para divulgar o projeto entre outros desenvolvedores.

Referências

[1] PEZZI, R.P.. Ciência aberta: dos hipertextos aos hiperobjetos. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M.L.; ABDO, A.H. (Org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: Ibict; Rio de Janeiro: Unirio, 2015. doi.org/10.18225/978-85-7013-
[2] Modelo de Documentação do Centro de Tecnologia Acadêmica - http://cta.if.ufrgs.br/
[3] Projeto das Estações Meteorológicas Modulares do Centro de Tecnologia Acadêmica - http://cta.if.ufrgs.br/
[4] Projeto TropOS - http://cta.if.ufrgs.br/
[5] Sítio dados EMM: http://dados.cta.if.ufrgs.br/


Fotos


Autora: Juliana Andrade; também disponível aqui


Autora: Juliana Andrade; também disponível aqui


Autora: Juliana Andrade; também disponível aqui


Autora: Juliana Andrade; também disponível aqui

oficina_EMM_Tropixel.pdf (11 MB) Renan da Silva, 19/10/2015 19:58

imagens_oficina_EMM_Tropixel.tar.gz (7,3 MB) Renan da Silva, 19/10/2015 20:03

oficina_EMM_Tropixel.tar.gz (18,4 MB) Renan da Silva, 19/10/2015 20:03

tropixel-oficina-CTA.png (1.017 KB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:22

tropixel-oficina-analogia.png (1 MB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:33

tropixel-oficina-analogread.png (948,2 KB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:33

tropixel-oficina-controla_pisca_led.png (786 KB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:33

tropixel-oficina-grilo.png (833,5 KB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:33

tropixel-oficina-plataforma_arduino.png (634,9 KB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:33

tropixel-ocupe-ajuste_da_estrutura.png (1,2 MB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:33

tropixel-ocupe-detalhe_braco_estacao.png (695,6 KB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:33

tropixel-ocupe-detalhe_estrutura_estacao.png (1,2 MB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:34

tropixel-ocupe-detalhe_estrutura_estacao2.png (1,1 MB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:34

tropixel-ocupe-estacao.png (1,2 MB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:34

tropixel-ocupe-ldr_bmp085.png (1,2 MB) Renan da Silva, 11/11/2015 15:34