O equipamento para aquisição de dados

O equipamento desenvolvido é constituído por sensores ópticos que, conectados a um circuito modular (Shield), enviam dados temporais para a placa Arduino-UNO e, por meio de uma interface gráfica desenvolvida na linguagem Python, permitem a visualização em tempo real dos gráficos de posição, velocidade e aceleração em função do tempo.


Foto do equipamento desenvolvido para aquisição de dados.

Orientações de uso do equipamento utilizando o Shield Galileu cronometro. Os outros Shields também seguem o mesmo procedimento.

Para que o usuário possa visualizar os dados do seu experimento recomendamos que siga os seguintes procedimentos:
Após o equipamento montado, faça o ajuste do suporte dos sensores no guia (rosca sem fim) de forma que fiquem afastados 15 cm um do outro, totalizando 60 cm entre o primeiro e último suporte.
Faça o encaixe do Shield selecionado para a sua atividade experimental sobre a placa Arduino.
Conecte os cabos dos sensores ao Shield selecionado.
Verifique o modelo de Arduino que esta sendo usado e faça a sua seleção na aba "Tools" "board".
Abra o arquivo ".ino" selecionado para a sua atividade experimental e faça o Upload do programa.
Após ter carregado o programa ".ino", faça o teste para ter certeza que os dados estão sendo lidos pela placa Arduino. Para isso, abra a janela "Serial Monitor" (canto superior direito) e obstrua dois sensores, um após o outro, utilizando algum objeto ou a sua própria mão. Na janela "Serial Monitor" deverá aparecer o intervalo de tempo que corresponde a interrupção entre os dois sensores, se isto for observado, tudo esta ok.
Para visualizar os dados em forma gráfica, feche a janela "Serial Monitor" e abra o arquivo em Python de acordo com o seu experimento.

Equipamento_montado_com_trilho_web.JPG (200,6 KB) Gilberto Fetzner Filho Fetzner, 04/05/2015 11:21