Desenvolvimento

Sistema Eletroeletrônico:

Esta pagina reunira toda a lista de materiais, equipamentos, cálculos, esquemáticos e orçamento dos subsistemas do sistema eletroeletrônico. Os subsistemas estão divididos em dois: i)medição do desempenho de micro aerogeradores e instalação de micro aerogeradores na rede elétrica.

Sistema Mecânico:

Esta pagina reunira toda a lista de materiais, esquemáticos, desenhos 3D, fotos e orçamento dos subsistemas do sistema mecânico. Os subsistemas são desde a descrição das peças mecânicas ate as estruturas de instalação. A documentação deste sistema envolve muito a caracterização de materiais, resistência, peso, resiliência e porque escolhemos um material e nao outro.

Sistema Aerodinâmico:

Esta página reunira a demostracao de todos os cálculos referentes a potência do perfil aerodinâmico, seleção do angulo de ataque, e compatibilidade com a potencia do gerador utilizado. Tambem documentaremos a lista de materiais utilizados para fabricação das pás, desenhos 3D, fotos, orçamento e link para tutoriais de fabricação.

Micro Aerogerador de Eixo Horizontal:

Protótipo Zero

Protótipo 0.1

Todos os designes dos protótipos foram feitos utilizando o FreeCAD. Para fabrica-lo é necessário máquinas de fabricação digital (laser CNC, router CNC) e/ou máquinas de fácil acesso, como esmerilhadeira, furadeira, calandra, guilhotina, equipamento de dobra. Utilizaremos o software livre KiCAD para projetar um circuito medidor da corrente, tensão e potência de saída da turbina eólica e um Arduíno Uno para salvar estes dados e plotá-los em um gráfico. E por fim a utilização de componentes elétricos para a instalação. Como controlador, inversor, medidor bidirecional, sistema de compensação de energia e ponto de conexão.

Monitoramento do vento:

Anemômetro:

Para a correta instalação de um Micro Aerogerador não basta considerarmos os dados climáticos aproximados do vento em certa altura e região, é preciso instalar um Anemômetro no local desejado e monitorar a velocidade e direção do vento por no mínimo 3 meses e enviar estes dados para a plataforma de dados online da EMM, sendo o ideal a partir de uma ano para cobrir todas as estações do ano e suas diferentes condições climatológicas. Sendo assim, junto ao projeto do Micro Aerogerador se faz necessário o desenvolvimento e fabricação de um Anemômetro. Neste caso, todas as suas peças foram modeladas e desenhadas utilizando o software livre Blender, a maioria das peças já foram fabricadas utilizando a impressora 3D Cloner, porém, devido a limitações de volume das nossas impressoras 3D, ainda faltam três peças. Além disso o design da placa de circuito impresso, com a utilização de sensores (reed switchs) para medição da velocidade e direção do vento, foi projetada utilizando o software livre KiCAD e fabricada com a nossa Fresadora PCI João-de-Barro. Apesar de já termos os desenhos 3D e da placa, é bem provavel que surgiram imprevistos e problemas técnicos que teremos que solucionar.

Mapas eólicos: