Eletrocardiograma (ECG)

Frase de impacto que ilustre a importância do projeto (desenvolvimento, uso/aplicações).
h3. Autores: Samuel Hartmann, Rodrigo Dillenburg, Thomas Braun.

Descrição do Projeto

O corpo humano está sujeito a todo tipo de estímulos e condições externas, e reage de determinada forma a eles através de processos internos que permitem que ele sobreviva a uma enorme gama de condições externas. A informação que regula esses processos viaja pelo corpo através da transmissão de diferenças de potencial entre as células, decorrentes de processos de polarização e despolarização de suas membranas celulares.

Esse projeto tem por objetivo medir os impulsos elétricos vindos do coração humano através de um circuito eletrônico barato e simples, que possa substituir aparelhos profissionais e caros em situações onde não é necessária grande precisão e qualidade de sinal. Para que isso seja possível é necessário montar um conjunto específico de filtros e amplificadores para que se obtenha o sinal desejado. Aparelhos de ECG são amplamente utilizados em hospitais para detectar anormalidades no funcionamento cardíaco e em centro de pesquisas para estudar o funcionamento do órgão.

Principais Características

  • Acessibilidade: este projeto é desenvolvido visando uma fácil (re)produção – fácil fabricação, manutenção e obtenção dos componentes, e baixo custo;
  • Facilidade de uso: este projeto é desenvolvido visando portabilidade e fácil preparação dos eletrodos.

Histórico

Data Evento
06/01/15 Início da discussão sobre padronização
07/01/15 Criação do esboço de modelo

Próximos Passos

  • Digitalização dos sinais elétricos para processamentos e visualização, de forma a eliminar a necessidade de um osciloscópio.
  • Montagem de eletrodos ativos, eliminando a necessidade do gel condutor.

Documentação

Uso

A placa do circuito foi colacada dentro de uma caixa metálica, semelhante as caixas de fontes DC, e tem um circuito de alimentação que deve ser conectado na tomada 110V. Na frente há três entradas sendo as duas primeiras dos eletrodos das mãos direita e esquerda e a última do eletrodo da perna. Atrás há uma saída com um cabo coaxial que por enquanto está sendo conectada a um osciloscópio. Antes de realizar uma medida é necessário passar um pouco de gel condutor na parte metálica dos eletrodos.

Ensino

Oficinas e tutoriais direcionados para aplicação em grupos por instrutores.
Observação: É produtivo que seja adicionada uma frase ao final de cada tutorial que incentivo o uso dos fóruns como ambiente de discussão, exemplo:
"Dúvidas e sugestão são bem recebidas no fórum." Sendo a palavra "fórum" um hiperlink para a página do fórum do projeto.

Desenvolvimento

O esquema do circuito está mostrado abaixo e foi feito no departamento de letrônica da UFRGS pelo professor (NOME DO PROFESSOR).


Contatos

  • Links externos e outros contatos.
  • Lista de e-mails: lista [arroba] doprojeto.com
  • Gerente do projeto: gerente [arroba] doprojeto.com
  • Outro contribuidor: outro [arroba] contribuidor.com

Referências

1 Referência numerada de acordo com aparição no texto.

2 Flavio Depaoli, et al. 2015. Modelo de Documentação Padrão. [ONLINE] Disponível em: http://cta.if.ufrgs.br/projects/suporte-cta/wiki/Modelo_de_Documenta%C3%A7%C3%A3o_Padr%C3%A3o. [Acesso em 07 de Janeiro de 2015].


Este esboço de projeto é, por sua natureza, domínio público. Autores: Flávio Depaoli, Jan Luc Tavares, Renan Bohrer, Béuren Bechlin, Lucas Leal, Rafaela Wetternick.

ECG.pdf (10 kB) Rodrigo Fedrizzi Dillenburg, 07/03/2016 14:22