Overview

KanBio

Descrição do projeto:

A KanBio é uma iniciativa que surgiu para educar e conscientizar as pessoas a respeito do da origem, uso e destinações dos plásticos oriundos de petroleo. O projeto tem como foco realizar a gestão da coleta seletiva de resíduos plásticos, e já possui um piloto que fica no Galpão do Plâtano, aonde os Kanbios realizam a coleta e limpeza de resíduos plásticos e os estocam para serem triturados e transformados em itens valiosos. A KanBio surgiu através da ideia de "cambiar" o uso de plásticos oriundos do petroleo para utilização de bioplasticos. Com esse intuito, o projeto visa consciêntizar o consumidor sobre a importância de se consumir menos plasticos com objetivo de se consumir zero plásticos, de modo a impactar cada vez mais o mercado de produção de mais plasticos. Acreditamos que isso será possível através da reciclagem dos resíduos plasticos existentes, aliado a produção de itens de longa vida, duradouros e que possam servir para reuso durante uma vida inteira, largando mão da lógica de consumir e jogar fora, e para que essa lógica mude pensamos na solução de tornar os itens plásticos que atualmente são usados uma vez e são descartados em itens de bioplastico. Com essas duas ações acreditamos que é possivel criar as condições para as pessoas valorizarem mais o uso de materiais plásticos de reciclo sem necessariamente serem obrigado a largarem mão do habito de consumo único, através dos bioplasticos.

Origem do nome:

BALATA – Plástico natural proveniente da secagem da seiva de certas árvores da região amazônica, chamadas balatadeiras. Do Gálibi (Kan’b) balatá. A balata é utilizada no artesanato típico da região norte e amazônica.

Missão:

Nós, da KanBio, construímos e utilizamos máquinas do projeto mundial "Precious Plastic", desenvolvidas pelo designer holandês Dave Hakkens. Tal projeto simplificou o ciclo de reciclagem de plástico e rapidamente reuniu uma comunidade global de engajamento em revolução ecológica. Uma colaboração em escala global, feita a nível local, que segue crescendo.

Exemplos de atuação da comunidade são as participações dos membros em feiras e eventos tais como a Maratona de NY 2018 (Precious Plastic L.A.) e a Maker Faire POA 2018 (Likso). A questão da reciclagem do plástico apresenta-se como um foco de grande interesse do público em geral, como foi constatado nas experiências das equipes.

Nossa ação envolve e educa os participantes sobre a conscientização acerca dos tipos de plástico utilizados no dia a dia e como eles podem ser reciclados. Esse é um dos pilares de nossa atuação. Temos como objetivo disponibilizar conhecimento aos consumidores para que possam tomar melhores decisões ao comprar produtos e criar demanda por tipos mais inteligentes de plásticos não-tóxicos e embalagens biodegradáveis.

Mostramos às pessoas como elas podem se envolver com o movimento e construir suas próprias máquinas de reciclagem ou se conectar com pessoas que já fazem isso em sua comunidade. Em eventos nos quais é utilizado plástico de uso único, podemos levar diversão e sustentabilidade ao trazer o plástico de volta à vida.

Para mobilizar também sua família, amigos e colegas, oportunizamos pontos de coleta, o que proporciona um engajamento na separação de resíduos plásticos e destina-os a um projeto focado na mudança do paradigma ambiental. Seja parte dessa solução!

No caso de feiras ou eventos de longa duração, podemos contribuir com a economia circular, na qual os resíduos plásticos vêm a ser convertidos em brindes, ou também em créditos a serem trocados por descontos em produtos vendidos. Isso incentiva e torna o processo de reciclagem mais lúdico, deixando uma ótima impressão com os visitantes sobre seu compromisso com a redução da pegada ecológica e preservação do planeta.

Além de resolver um problema central do consumo moderno e integrar-se a uma comunidade de ajudadores, você ainda participa do fortalecimento local e de uma solução econômica e ambiental.

Reciclar é a opção, colabore!

A Terra agradece.

Contato: