Jardins da Babilônia

Os Jardins da Babilônia são um conjunto de projetos que visam melhorar a produção de alimento em jardins e hortas de pequeno porte. Além disso, seu caráter livre promove que cidadãs comuns façam ciência - e não apenas usufruam dela. Os projetos do Jardins da babilônia são um esforço da equipe do CTA em direção a emancipação de produção de alimentos.

Atualmente é composto por dois projetos:

Motivação

A agricultura é uma importante fonte de renda no Brasil, mas exige equipamentos de alto custo de aquisição e manutenção que podem prejudicar produtores de pequeno e médio porte e a agricultura familiar (responsável por 70% da comida que chega às mesas das famílias brasileiras1).
O surgimento do software livre e do hardware aberto e livre cria novas possibilidades para equipamentos agroindustriais, permitindo a redução dos custos operacionais ao mesmo tempo em que permite a adaptação da tecnologia para diferentes contextos, uma vez que podem ser usados, estudados, reproduzidos e modificados.


Referências

1 Agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos por brasileiro. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/07/agricultura-familiar-produz-70-dos-alimentos-consumidos-por-brasileiro.
de 2015].