Germinadora Babilônica

Desenvolver uma germinadora de sementes de baixo custo e fácil fabricação que incentive que os cidadãos comuns façam ciência - e não apenas usufruam dela. Mais um esforço da equipe do CTA em direção a emancipação de produção de alimentos.

  • Estado atual do projeto: hibernando, nenhuma versão estável finalizada. Para mais informações, visite o fórum .
    .

O que é a Germinadora Babilônica?

É uma germinadora de câmara, também conhecida como incubadora de sementes ou estufa. Consiste num sistema compacto capaz de controlar a temperatura, a umidade ambiente e a luminosidade incidente para controlar e estudar a germinação. Buscamos que esta seja de fácil replicação, com componentes acessíveis e de fácil uso, seguindo a definição de Hardware Aberto e Livre.

Por que uma germinadora é tão importante?

A germinação das sementes é um processo delicado e crucial para o desenvolvimento da planta. Para que não haja perdas no plantio, as(os) produtoras(es) devem ter informações sobre as especificações para germinação de cada semente, além das condições do seu solo, qualidade do armazenamento das sementes, etc. Muitas espécies precisam de condições específicas de temperatura, luminosidade e umidade, caso contrário não se desenvolvem. Por vezes, as más condições de armazenamento de um lote de sementes as danificam. Grandes produtores podem contratar laboratórios de análise para testar seu solo, sementes e adubo. Já as(os) pequenas(os) agricultoras(os) ficam dependentes de laboratórios do Estado que não suprem sua demanda. Além disso, as mudanças climáticas, poluição e desmatamento podem modificar as características climáticas de uma região, alterando assim a época do plantio. Da mesma forma, as condições nutritivas do solo mudam dependendo do lugar, da origem da água usada na irrigação, do adubo utilizado e do manejo do solo.

Por isso, temos o objetivo de desenvolver uma germinadora acessível, de fácil operação, que permita as agricultoras e agricultores testarem a germinação de suas próprias sementes, usando seu próprio solo e água no processo. Essa ferramenta permite que elas(es) próprias investiguem as condições que favorecem a germinação das suas sementes e usem essas informações para benefício da sua plantação. Ao desenvolver uma incubadora de sementes de baixo custo e fácil fabricação, incentivamos que os cidadãos comuns façam ciência - e não apenas usufruam dela. Outra vantagem de uma Incubadora de Sementes acessível é a capacidade de investigar a germinação de sementes não convencionais, como as sementes agroecológicas, crioulas, plantas nativas e as plantas alimentícias não convencionais (PANCS).


Principais Características

Dado que o projeto não alcançou uma versão estável, ainda não é possível listar suas principais características. Porém, buscamos que elas sejam essas:

  • Ferramenta livre;
  • Produzida e desenvolvida com ferramentas livres;
  • Documentação disponível online.
  • Controle de temperatura entre 20C e 30C, com precisão de pelo menos 2C;
  • Monitoramento de temperatura, termoperíodo, umidade do ar e fotoperíodo;
  • Materias de baixo custo e acessíveis;

Histórico

Data Evento
20/05/2017 Ocorreu a II Hackatona CTA, um evento voltado para o desenvolvimento colaborativo desta germinadora

Próximos Passos

O projeto é separado em diversas partes, as metas e aspirações de cada uma podem ser encontradas no fórum do projeto .

Metas

Desenvolver uma germinadora de câmara compacta com controle de temperatura e luminosidade e monitoramento da temperatura, umidade do ar e fotoperíodo.


Documentação de Desenvolvimento

Fóruns

A documentação de desenvolvimento da Germinadora tem sido registrado no fórum Visão Geral dentro do projeto Jardins da Babilônia , e está dividida nas seguintes partes:

Repositório


Contatos

  • Lista de e-mails: cta [at] if.ufrgs.br
  • Gerente do projeto: Marina de Freitas

Licença

Todo conteúdo desta página está licenciado por CC-BY-SA 4.0


Referências

Em construção