Modelo em software de abrigo meteorológico básico

Diagramas, Imagens e explicações disponibilizado sob a licença Creative Commons - BY-SA.
Autores do trabalho: Ariel Medeiros, Eduardo Azeredo, Jeferson Gerard, Lorenzo Chaves, Taylor Fernandes e Renan Bohrer.

Desenhamos o abrigo visando a resolução do Desafio CTA., procurando uma resposta para os problemas da pesquisa Estações Meteorológicas Modulares.

Seguindo a definição de temperatura do ar dada pela Organização Meteorológica Mundial, "a temperatura medida por um termômetro exposto ao ar e protegido contra radiação solar direta"[1]. Sendo assim, necessitamos de um abrigo que proteja contra a chuva e da radiação solar emitida diretamente sobre os sensores. Devido a isso tivemos que desenvolver um abrigo que atenda as nossas necessidades, a partir do software Blender.

Modelo em software de abrigo meteorológico avançado

Imagens


Visão lateral, mostrando as venezianas que impedem a entrada de chuva e permitem a circulação de ar. Porta lateral para manutenção de equipamentos de ventilação. Diferença nos níveis do telhado para auxiliar a ventilação, ainda impedindo a entrada de chuva.


Corte transversal, destacando as venezianas e facilitando a compreensão do que é proposto. Ainda que a chuva seja lateral, estará sendo desviada por uma das filas de madeira, preservando os sensores.


Destaque na parte frontal para a diferença dos telhados e venezianas intercaladas, que permitem a circulação de ar e protegem da chuva. Por não estarem alinhadas, a água será desviada nas linhas de madeira, mantendo assim os equipamentos secos.


Visão inferior, com furos em um dos lados, que permitem o escoamento da água caso ocorra a entrada da mesma no abrigo. Furo central para que os sensores sejam inseridos e retirados sem maiores problemas.

Medidas da quantidade de madeira para a construção do abrigo


Imagem raster gerada a partir da imagem vetorial: medidas_de_madeira_para_construção_de_abrigo_nao_ideal.svg

Na imagem acima estão descritas, em centímetros, as medidas para a construção do abrigo básico, bem como a sua área total.

Referências

[1] Organização Meteorológica Mundial. (2008) Guide to Meteorological Instruments and Methods Of Observation. WMO-8. Seventh edition. Chapter 2, Measurement of Temperature.

Link para imagens e modelos no Blender

abrigo_com_textura_de_madeira.blend (540.1 kB) Ariel Vilhalva Alves de Medeiros, 07/07/2014 16:40

Visão_Geral_do_Abrigo_Meteorológico.png - Visão Geral do Abrigo Meteorológico (94.7 kB) Ariel Vilhalva Alves de Medeiros, 14/07/2014 17:03

Visão_Inferior_do_Abrigo_Meteorológico.png - Visão Inferior do Abrigo Meteorológico (142.3 kB) Ariel Vilhalva Alves de Medeiros, 14/07/2014 17:03

Visão_Superior_do_Abrigo_Meteorológico.png - Visão Superior do Abrigo Meteorológico (112.8 kB) Ariel Vilhalva Alves de Medeiros, 14/07/2014 17:04

Visão_de_Corte_do_Abrigo_Meteorológico.png - Visão de Corte do Abrigo Meteorológico (131.5 kB) Ariel Vilhalva Alves de Medeiros, 14/07/2014 17:04

medidas_para_a_quantidade_de_madeira_para_construção_do_abrigo_basico.png (39.7 kB) Taylor Fernandes Cunha, 04/11/2014 14:35

medidas_de_madeira_para_construção_de_abrigo_nao_ideal.svg (21.6 kB) Taylor Fernandes Cunha, 04/11/2014 14:41