Manual de Manutenção das EMM

Existem dois níveis de manutenções indicados para as EMM. Um mais leve de periodicidade diária, ou próxima a isso. Outro mais dedicado, de periodicidade recomendada semanal.

Este manual ainda é uma experimentação, um esboço e o modelo tende a ser amadurecido à medida em que as EMM vão sendo instaladas e atingem uma certa "idade".

Manutenção simples

Essa manutenção configura-se mais como uma supervisão da EMM. Basicamente, significa estar atento a alguns pontos, o que pode ser feito todos os dias, ou sempre que houver condições. Recomenda-se:

  • Inspecionar visualmente a EMM, cuidando se todos os seus elementos estão devidamente posicionados e fixados;
  • Verificar por meio de visores na caixa estanque se as luzes indicativas do sistema estão acesas, tanto a de alimentação quanto o "piscar de luz do NodeMCU de apenas uma piscada":;
  • Verificar no "servidor de dados das EMM": se as medidas estão sendo devidamente enviadas para o cadastro da tua EMM.

Novos cuidados corriqueiros podem ser adicionados com o convívio e experiência na manutenção da tua EMM. Sugestões que pareçam genéricas podem ser incluídas na aba de "fóruns do projeto":.

Manutenção dedicada

Essa é uma manutenção de maior envolvimento, que propõe uma investigação mais profunda e registro das informações do processo.

O processo de investigação sugerido consiste de:

  1. Realizar os três passos indicados no processo de supervisão/manutenção simples.
  2. Abrir a caixa estanque e verificar internamente as condições da estrutura eletrônica.
  3. Remover o cartão microSD para verificar o registro de dados no período e fazer a cópia do arquivo de dados para o seu computador.
  4. Este é o momento de resolver problemas identificados nos processos de supervisão ou ao longo desta manutenção
  5. Se houver falha no registro da hora pela EMM, é recomendado cessar sua alimentação, reconfigurar apenas o NodeMCU para "desativar a função meteorolog":, e então reconfigurar o relógio, isso pode ser feito no ponto de instalação com a alimentação reestabelecida, ou retirando a placa da caixa estanque e alimentando-a com uma fonte dentro de um ambiente interno. Ao final, a placa deve ser reconfigurada com a função meteorolog.
  6. Se houver defeito em algum dos sensores, é possível que seja o momento de trocá-los, "refazendo os cabos com novos sensores":.
  7. Se houver defeito em algum componente ou módulo, como o microSD, este pode ser o "momento de trocá-los, com auxílio dos equipamentos de solda":.
  8. Se a instalação for antiga e a EMM tiver ficado um longo período sem ter sido alimentada, verifique a bateria do relógio com um multímetro, se a bateria do relógio estiver abaixo de 3,0 V e a hora tiver sido zerada, é hora de trocar a bateria do teu RTC.
  9. Se alguma peça mecânica ou estrutura de fixação tiver sido danificada, este é o momento de trocá-las. Fique atento às necessidades de intervenção no sistema eletrônico associado a essas peças, para que este não sejam danificados no processo de manutenção das peças.
  10. Se houver dúvida em qual elemento da EMM estão ocorrendo defeitos, tente "repetir a etapa de testes da placa":.

Concluída esta etapa ou em paralelo a ela, é recomendado fazer o registro.

O processo de registro consiste de:

  1. Realização de um relato da manutenção feita, como um diário (só que para a semana) da EMM. É recomendado que este registro fique disponível abertamente na internet para que outros possam aprender com o teu processo e que tu possas extrair ainda melhor proveito dele. Para isso, caso já não tenha feito, realize um cadastro no site do CTA para poder fazer registros nos fóruns da EMM. Crie uma mensagem com o nome "Diário da" + o nome da tua EMM, ou algo que remeta claramente a isso. Usar esse formato pode ajudar na clareza.
  2. O formato sugerido para o registro de cada manutenção é um resumo seguido de um relato mais detalhado. O resumo deve vir antes do relato para facilitar ao leitor obter rapidamente as informações, mas o mesmo pode ser feito depois do relato, pois muitas vezes no processo de elaboração do relato entendemos vários processo que nos ajudam a elaborar o resumo.
  3. O resumo consiste dos seguintes itens
    1. Dados do período: dados referentes ao período de manutenção
      1. Maior período de dados registrados: registre aqui o maior intervalo de tempo para o qual há medidas da tua EMM, combinando registros no servidor e dados salvos no cartão. Coloque entre parênteses o começo e o final do período e entre colchetes alguma observação sobre este dado que considerar importante.
      2. Maior período de funcionamento pleno: registre aqui o maior intervalo de tempo para o qual a tua EMM funcionou plenamente, ou seja, período em que realizou medidas de todos os parâmetros cadastrados com registros no servidor e dados salvos no cartão. Coloque entre parênteses o começo e o final do período e entre colchetes alguma observação sobre este dado que considerar importante.
      3. Maior período de envio de dados para o servidor: registre aqui o maior intervalo de tempo para o qual a tua EMM enviou dados para o servidor. Coloque entre parênteses o começo e o final do período e entre colchetes alguma observação sobre este dado que considerar importante.
      4. Maior período de dados registrados no cartão: registre aqui o maior intervalo de tempo para o qual a tua EMM registrou dados no cartão. Coloque entre parênteses o começo e o final do período e entre colchetes alguma observação sobre este dado que considerar importante.
      5. Manutenções: registre aqui o número de manutenções realizadas no período e coloque observações pertinentes sobre o processo entre parêntes (por exemplo se foram bem-sucedidas ou não). Idealmente este número será 1, mas caso seja feito o registro para mais de uma manutenção conjuntamente, este valor pode ser acumulado.
      6. Dias de dados registrados: este é um resumo do registro de dados ao longo dos dias. Liste-os e discrimine cada dia em que tenha ocorrido algum erro, identificando o erro entre parênteses de acordo com uma legenda.
        1. Descreva aqui a legenda dos erros observados nesse período. As categorias recomendadas são
      7. Registro integral de dados: registre aqui o número de dias para os quais não houve qualquer interrupção.
      8. Registro de dados com interrupções: registre aqui o número de dias para os quais houve interrupção no registro dos dados.
      9. Sem registro de dados: registre aqui o número de dias para os quais não uma medida registrada sequer.
      10. Total: some aqui o número de dias das três categorias anteriores. Se forem feitas manutenções periódicas semanais, este número será 7.
    2. Conclusões
      1. Liste aqui conclusões deste processo de manutenção, que consistem de informações pertinentes para verificação futura ou para as pessoas que quiserem utilizar os dados desta EMM, por exemplo, conclusões sobre a validade dos dados registrados, em especial quando há a danificação de algum sensor, ou então entendimentos sobre a instalação que podem te ajudar no futuro ou ajudar outros participantes da comunidade EMM.
    3. Pendências
      1. Registre aqui pendências de manutenções necessárias para a EMM. Este campo idealmente estará vazio, mas cso não seja possível realizar algum dos reparos ao longo do processo de manutenção, é importante deixar registrado que pendências são essas, tanto para organização própria quanto para indicativos de prejuízo de alguma das funcionalidades da EMM.
    4. Dados históricos
      1. Repita aqui os campos da seção "Dados do período". Este espaço serve como um registro da consolidação do funcionamento e dos dados da tua EMM. Não é obrigatório, mas sistematizar isso pode ajudar a gerar métricas futuras importantes.
  4. O relato consiste de uma descrição, possivelmente dia a dia, do funcionamento da EMM, que pode ser composto por observação do registro dos dados com acontecimentos relacionados a ela percebidos ao longo do período. Tente levantar pontos relevantes para si e para outros usuários.
    1. Anexe dados baixados do servidor e/ou copiados do cartão para o período, coloque também dados de outras referências, se tiver usado para alguma comparação, como por exemplo dados do INMET.
    2. Gere gráficos ou faça capturas de tela do servidor de dados, em especial de algum registro considerado importante, como algum defeito, ou algum pico ou vale de algum parâmetro que seja impressionante. Registros de dados do período completo e de toda a história da EMM também são bem ilustrativos e enriquecem o relato.
    3. Se houver algum informação na qual estiver se baseando que queira utilizar no relato, como pareceres de organizações ou notícias de jornal, inclua os links para facilitar o entendimento do leitor e aumentar a transparência e fluidez da informação.
    4. Faça registros sobre o espaço da EMM, houve alguma mudança neste espaço, como alguma árvore caída ou crescimento da vegetação. Incluir fotos ajuda a enriquecer este relato.