MQ-7

Esta página contém ensaios para utilização do sensor de monóxido de carbono MQ-7, conduzidos por Lucas Leal.

Informações

A concentração de CO no ar é obtida através da medição da tensão sobre o cilíndro de SnO2 que tem uma resistividade variante conforme a concetração de CO ao seu redor. O dispositivo de SnO2 deve ser mantido aquecido por uma bobina para evitar interferência da umidade do ar nas medidas. Mais informações a respeito do funcionamento no datasheet 1 ou 2

Adquirido em Sparkfun

O aquecedor precisa operar ciclicamente de maneira a ter 5V por 60seg e 1.4V durante 90s; as leituras da concentração de CO são feitas na parte LOW do ciclo (1.4V). Nesse link tem instruções de como construir um circuito que pode controlar a tensão no aquecedor, usando uma das portas digitais do Arduino.

Outra referência no Instructables

Testes

Data: 11/06/2013 // Nome: Lucas Leal

Primeiros testes realizados com o sensor. O módulo foi montado em uma protoboard de maneira que os terminais A1 e B1 foram ligados à um fonte de tensão Hikari e os terminais H1 e GND foram ligados à um multiteste Mininpa.

Primeira medida da resistência entre os terminais A1 e B1 sem o aquecedor (Tensão H1 igual à zero) foi de 80 quilo-ohm; em seguida foi colocada uma tensão de 2.5 V no terminal H1, esssa tensão resultou em uma corrente de 80 mA passando pelo aquecedor. A tensão entre os terminais A1 e B1 estabilizou em 1.33 quilo-ohm após cerca de 5 minutos. A tensão foi então posta a zero novamente na fonte e o valor da resistência A1/B1 estabilizou em 3.9 quilo-ohm.

O sensor foi posto em modo de aquecimento sob uma tensão de 3.3 V passando uma corrente de 100 mA pelo aquecedor. Espera-se que nas próximas 48h o sensor entre em equilíbrio e possa ser calibrado. Abaixo segue o monitoramente da resistência A1/B1:

R = 10.36 quilo-ohm às 18h:12min
R = 11.50 quilo-ohm às 18h:25min

A sensor foi deixado ligado à fonte durante a noite.

Data: 12/06/2013 // Lucas Leal

O sensor foi deixado operando nas mesmas condições do dia 11/06. A resistência A1/B1 parece ter estabilizado em 22 quilo-ohm durante a noite.