EMM na Residência Hacker!

Adicionado por Leonardo Sehn mais de 1 ano atrás

O projeto das Estações Meteorológicas Modulares está na Residência Hacker com a etapa Tecnologia Cidadã através de Estações Meteorológicas Modulares.

Veja como foi nossa primeira semana no evento e acompanhe nosso canal oficial de relatos da Residência Hacker no fórum.

Imagem abaixo não é Creative Commons

Residentes reunidos no primeiro dia de Residência Hacker. Imagem de Felipe Gabriel/ Red Bull Content Pool sob Copyright.

Participação do CTA no Tropixel Labs

Adicionado por Renan da Silva aproximadamente 3 anos atrás

O projeto Estações Meteorológicas Modulares do Centro de Tecnologia Acadêmica foi representado no Tropixel Labs 2015 — encontro ocorrido em Ubatuba - SP que propõe uma busca de alternativa ao desenvolvimento (mais sobre na wiki oficial do evento) — por Renan B. da Silva e Marina de Freitas, com o intuito de introduzir cidadãos da cidade às práticas de desenvolvimento científico e tecnológico a partir de conhecimento livre.

Entre as atividades, houve uma oficina de montagem de protótipos de estação meteorológica automática em protoboard e uma demonstração do projeto com a montagem de uma estação em uma ocupação de uma praça da cidade.

Um relato sobre a participação pode ser lido na nossa página para o evento, assim como na wiki do evento.

Confira abaixo algumas fotos das atividades.

Autora: Juliana Andrade; também disponível aqui

O conteúdo desta página de notícia é distribuído sob uma licença Creative Commons BY-SA 4.0. Autores (exceto quando indicado): Renan B. da Silva, Marina de Freitas, Rafael Pezzi.

CTA oferece Oficina de Estações Meteorológicas

Adicionado por Rafael Pezzi mais de 5 anos atrás

No sábado 18 de Maio de 2013, durante o UFRGS Portas Abertas, ocorre a I Oficina de Montagem de Estação Meteorológica utilizando o hardware livre Arduino.

É uma iniciativa promovida pelo Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA) que envolve professores do Instituto de Física e do Colégio de Aplicação, alunos de Engenharia Física e pesquisadores do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (CEPSRM). Esta é uma oportunidade para, além de conhecer o funcionamento de uma estação de coleta de dados de sensores, de se familiarizar com os métodos de desenvolvimento de projetos envolvendo hardware e software livres do CTA. Após a oficina você saberá como acompanhar e participar do desenvolvimento de uma rede de sensores que tem como objetivo o monitoramento climático e ambiental do ambiente onde vivemos.

Público alvo: estudantes e professores interessados em meteorologia e meio ambiente. É desejável familiaridade com o Arduino.

Vagas: 30 - informações sobre inscrição aqui
Data: 18/05/2013
Hora: 14h às 16h
Local: Sala 104 do Prédio H (43135)

• Breve introdução ao Arduino
  • O que é uma estação meteorológica?
  • Leitura de sensores com o Arduino
    • Temperatura com o LM35
    • Pressão com o BMP035
    • Umidade Relativa do Ar DHT11/DHT22

Cada bancada da oficina disporá de um computador, um arduino, peças e sensores para montagem de protótipo da estação.

Para inscrições e mais informações acesse a página da Oficina no Site do CTA

Exportar para Atom