Visão geral


[SILVEIRA, E. (2014). "Um sinal do céu". Revista Unesp Ciência, São Paulo, v. 58, p. 26 - 29, nov 2014]

Das orbitas ao mar:

  • "Origem do sinal: o satélite do sistema GPS emite sinais de rádio. Para identificar a posição correta de uma antena, é preciso calcular os sinais emitidos por pelo menos três satélites."
  • "Do espaço à antena: alguns sinais de rádio vão direto para a antena. Outros primeiro refletem na água e só depois são captados."
  • "Ao levar em conta a altura da antena, além do intervalo entre a chegada dos sinais, calcula-se o nível do mar."

Descrição do Projeto

No momento presente, as Estações de Monitoramento do Nível do Mar são além de muito restritas, uma vez que são muito caras, tornando a posse destes equipamentos exclusividade de centros privados de pesquisas avançados, ONGs, orgãos governamentais ou até intergovernamentais, são também limitadas, visto que são incapazes de formar uma rede global modelada a partir de medidas locais precisas e geodistribuídas pelo planeta. Tarefa que por ser demasiado complexa, deve, e possívelmente só será alcançada com uma iniciativa de monitoramento cidadão.

Temos como finalidade desenvolver um equipamento mais acessivel do que os atualmente existentes, porém sem perder a qualidade. Este projeto esta sendo sofisticadamente desenvolvido, segundo os príncipios de Hardware Aberto e Livre, através de ferramentas livres, como FreeCAD e KiCAD. E sua fabricação será executada por intermédio da Bancada de Hiperobjetos. Desta maneira, pretendemos ampliar a pesquisa e monitoramento do nível dos mares de modo inclusivo para um comunidade global mais consciente, através da prática de Ciência Aberta e Cidadã.

Descubra quais são os Pretextos que nos impulsionam.

Tarefas

Ver todas as tarefas

Últimas notícias

Um sinal do céu
Nova técnica aproveita ondas de rádio emitidas pelos satélites do sistema GPS para calcular variações do nível do mar e do gelo, transformando ruído em informação
Adicionado por Cristthian Marafigo Arpino mais de 1 ano atrás

Ver todas as notícias