Instruções de Instalação

TropOS

O desenvolvimento da estação é baseado no uso do TropOS. Por esse motivo, recomenda-se o uso do mesmo para a utilização do software do projeto. O TropOS mais recente é uma distribuição do GNU/Linux baseada no Debian Jessie criado pelo Centro de Tecnologia Acadêmica.
A seguir, exibimos duas opções de instalação: usando o TropOS com o programa já instalado ou instalando o programa no TropOS (ou, da mesma forma, instalando o software em qualquer sistema GNU/Linux compatível com o Debian.). As instruções a seguir supõem que o usuário faz parte do grupo "sudo" (de usuários no sistema Linux com poderes de superusuário).

Opção 1: Usando o TropOS com o software pré-instalado

Esperamos encontrar menos dificuldades na utilização do software por esse meio, ao invés das demais formas exibidas nessa página, devido a diversos motivos como dependências de pacotes, incompatibilidade entre versões de softwares instalados, etc.
Você pode baixar a imagem do TropOS com o programa pré instalado, o arquivo "TropOS_amd64_Espectrometria.img.gz" disponível na página das imagens do TropOS e seguir as instruções de criação de pendrive. Você terá o sistema operacional completo rodando a partir do pendrive e com o programa instalado funcionando. Você terá que atualizar o programa para obter as últimas funcionalidades e bug fixes.

Para dúvidas a respeito do sistema, consulte a página do TropOS e seu fórum.

Opção 2: Instalação do Software no TropOS (ou sistema GNU/Linux compatível)

Driver e Biblioteca CAEN

Pacotes necessários

Certifique-se de ter instalados os pacotes de compilação e bibliotecas do C necessários. É necessário instalar:

sudo apt-get install build-essential linux-libc-dev linux-headers-3.16.0-4-common linux-headers-3.16.0-4-686-pae

Na página web do módulo N957, na aba Software/Firmware, está disponível a última versão do driver USB para o seu sistema operacional, assim como o arquivo N957 Tools. Para baixá-los, você deverá possuir uma conta no site da CAEN. A versão do driver que utilizamos foi " DT57xx-N67xx-DT55xx-V1718-N957 Linux USB Driver", de agosto de 2015 e do "N957Tool" é a versão de janeiro de 2014 ambos para linux.

Driver: Descompacte o arquivo baixado na página da CAEN, e na pasta criada dê os comandos

make
sudo make install

Biblioteca CAEN: Esse pacote contém a biblioteca com as funções necessárias para configuração da placa e obtenção de dados, um programa para atualização do firmware e um programa de demonstração da utilização da biblioteca. Descompacte o arquivo baixado e na pasta criada execute

cd N957Lib

Depois, se o sistema for de 32-bits, execute:

sudo sh ./install

Ou, se o sistema for 64-bits (recomendado):

sudo sh ./install_64

Não há aviso nenhum de conclusão dessa etapa e ela é bastante rápida.

Software da Estação de Espectrometria

Para obter a última versão do software Estação de Espectrometria, o Git deve estar instalado no computador, bem como o Python 2 e algumas dependências. Para instalar todas essas dependências, basta executar no terminal:

sudo apt-get install git gksu tk python-pil.imagetk libcanberra-gtk-module
sudo pip install matplotlib

Pelo terminal, vá até a pasta onde você deseja que o software esteja (ex. diretório home do seu usuário) e execute:

git clone https://git.cta.if.ufrgs.br/janluc/espectrometria.git
cd espectrometria/
sudo ./install.sh

Configure, então, o arquivo User_Config.py (que está na pasta python) inserindo o nome do módulo (exemplo MCA, MCB...) que está sendo utilizado e seu respectivo número de série (gravado na frente do módulo).

Surgirá um script chamado "rodamodulo.sh" que deverá ser executado para iniciar a execução do programa (se o seu sistema estiver configurado para executar scripts e tudo tiver corrido bem, bastará dar dois cliques no arquivo rodamodulo.sh, se o seu sistema não estiver configurado, execute o comando a partir do terminal).

Alternativa para inicializar o programa:
No terminal, vá para a pasta "espectrometria" e execute:

sudo ./python/N957Run
sudo python ./python/newmodulo.py

O programa N957Run inicializa a comunicação. O programa newmodulo.py é a interface completa que escrevemos.