De Olho nas Águas

Projeto destinado ao monitoramento ambiental voltado ao desenvolvimento de sistemas para a medição de diferentes parâmetros que atestem a qualidade da água. Tem como objetivos também produzir e reunir conteúdos relacionados ao tema monitoramento das águas, bem como suscitar a criação de uma comunidade de desenvolvedores e interessados neste tema.

Descrição do Projeto

A água, substância essencial à vida, vem sofrendo perturbações cada vez mais intensas e variadas nos últimos anos devido à atividade humana. Para defender de maneira eficaz esse recurso que constitui toda e qualquer vida no planeta é necessário o desenvolvimento de instrumentos de medida para monitorar perturbações nas águas, sendo essencial que essa tecnologia seja desenvolvida de maneira aberta, acessível e facilmente adaptável para atender diferentes necessidades. Este projeto pretende seguir todos esses fundamentos para garantir uma defesa eficiente das águas. Cada tipo de água apresenta um conjunto de características diferente, portanto o monitoramento deve ser feito cuidando as características diferentes de cada corpo d'água e respeitando isso adotamos o nome: De Olho nas Águas.

Projetos englobados

Este projeto agrega diferentes iniciativas para desenvolvimento de instrumentos de medição de parâmetros que podem atestar a qualidade da água, sendo que a primeira delas é:

- Medidor de Condutividade Elétrica para fins de Monitoramento Ambiental.

- Estação Refletométrica via GPS

- Fundamentos Teóricos


Principais Características

  • Abrangência: Esse projeto pretende englobar diferentes sistemas de medida e sistemas auxiliares que contribuam para o monitoramento ambiental das águas;
  • Liberdade: Esse projeto é baseado em princípios de conhecimento livre e tecnologia aberta, software livre e hardware aberto1, bem como de ciência aberta2 e recursos educacionais abertos3;
  • Ciência Cidadã: Esse projeto tem como objetivo promover a Ciência Cidadã4, através da participação e utilização por diversas pessoas das ferramentas aqui desenvolvidas e documentadas.
  • Acessibilidade: Os sistemas são desenvolvidos de maneira acessível, ou seja, com fácil acesso aos componentes e facilmente replicáveis.

Histórico

Data Evento
29/06/2015 Início do projeto De Olho nas Águas e criação da lista de discussão relacionada
04/09/2015 Apresentação do Trabalho de Diplomação em Engenharia Física 1 do estudante Leonardo Alves com o tema "Desenvolvimento de Medidor de Condutividade Elétrica para fins de Monitoramento Ambiental"
12/02/2016 Conclusão e Apresentação do Trabalho de Diplomação em Engenharia Física 2 do estudante Leonardo Alves com o tema "Desenvolvimento de Medidor de Condutividade Elétrica para fins de Monitoramento Ambiental"
01/05/2017 Início do projeto da Estações Maregráficas via GPS

Próximos Passos

  • Aprimoramentos no medidor de condutividade elétrica.
  • Implementação de novos medidores de parâmetros relacionados à qualidade da água no formato modular ou em separado.
  • Instalar uma Estação Maregráfica em Tramandai.

Documentação

Desenvolvimento

O projeto De Olho nas Águas reúne diferentes projetos, cada um com desenvolvimento, uso e ferramentas de ensino próprias. Acompanhe a página dos diferentes projetos englobados pelo De Olho nas Águas para ter acesso à documentação de desenvolvimento.

Uso

Acompanhe a página dos diferentes Subprojetos para ter acesso à documentação de uso.

Ensino

Acompanhe a página dos diferentes Subprojetos para ter acesso à documentação de ensino.


Contatos

O projeto conta com uma lista de emails para desenvolvedores e interessados no projeto. Essa lista também tem como objetivo incentivar a criação de uma comunidade de especialistas e/ou interessados no tema monitoramento das águas, servindo como um espaço de discussão sobre o tema.

Referências

1 Open Source Hardware Association. Open Source Harfware Definition (Portuguese). [ONLINE] http://www.oshwa.org/definition/portuguese/. [Acesso em 07 de Setembro de 2015].

2 Wikipédia. Ciência Aberta. [ONLINE] Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_aberta. [Acesso em 07 de Setembro de 2015].

3 Recursos Educacionais Abertos. [ONLINE] Disponível em: http://www.rea.net.br/site/faq/#a2. [Acesso em 07 de Setembro de 2015].

4 Wikipédia. Ciência Cidadã. [ONLINE] Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_cidad%C3%A3. [Acesso em 07 de Setembro de 2015].