Medidor de Condutividade Elétrica para fins de Monitoramento Ambiental

Projeto que intenciona desenvolver um sistema de medição de condutividade elétrica para detectar flutuações na qualidade da água e verificar sua eficácia para determinar a qualidade da água através da medição indireta de outros parâmetros relacionados com a condutividade elétrica.

Descrição do Projeto

Esse projeto tem início como Trabalho de Diplomação em Engenharia Física do estudante Leonardo Sehn Alves. A descrição detalhada do projeto pode ser obtida nos formatos pdf no final dessa página, tanto para a primeira quanto para a segunda fase do trabalho, e wiki na parte de Documentação de Desenvolvimento.


Principais Características

  • Versatilidade: Esse sistema de medida apresenta como característica sensibilidade a diferentes influências externas, tendo como objetivo ser um efetivo sistema de alerta;
  • Liberdade: Esse projeto é baseado em princípios de conhecimento livre e tecnologia aberta, software livre e hardware aberto1, bem como de ciência aberta2 e recursos educacionais abertos3;
  • Ciência Cidadã: Esse projeto tem como objetivo promover a Ciência Cidadã4, através da participação e utilização por diversas pessoas das ferramentas aqui desenvolvidas e documentadas;
  • Acessibilidade: Os sistemas são desenvolvidos de maneira acessível, ou seja, com fácil acesso aos componentes e facilmente replicáveis.

Histórico

Data Evento
29/06/15 Início do projeto De Olho nas Águas e criação da lista de discussão relacionada
04/09/15 Apresentação do Trabalho de Diplomação em Engenharia Física 1 do estudante Leonardo Alves com o tema "Desenvolvimento de Medidor de Condutividade Elétrica para fins de Monitoramento Ambiental"
21/10/15 Começo da Documentação do Projeto
12/02/16 Conclusão e Apresentação do Trabalho de Diplomação em Engenharia Física 2 do estudante Leonardo Alves com o tema "Desenvolvimento de Medidor de Condutividade Elétrica para fins de Monitoramento Ambiental"

Próximos Passos

  • Novas etapas de medidas e calibrações.
  • Aprimoramentos no instrumento.
  • Medidas de campo e comparações.
  • Integração com as Estações Meteorológicas Modulares.

Documentação

Documentação de Desenvolvimento

Descrição do desenvolvimento do Medidor de Condutividade Elétrica.

Uso

A ser incluída quando uma das versões do Medidor estiver concluída.

Ensino

A ser incluída quando uma das versões do Medidor estiver concluída e o material didático pertinente também.


Contatos

O projeto está incluído no projeto De Olho nas Águas, que conta com uma lista de emails para desenvolvedores e interessados no projeto. Essa lista também tem como objetivo incentivar a criação de uma comunidade de especialistas e/ou interessados no tema monitoramento das águas, servindo como um espaço de discussão sobre o tema. Para o projeto do Medidor em específico, o grupo de pessoas diretamente envolvidas é composto por:

Referências

1 Open Source Hardware Association. Open Source Harfware Definition (Portuguese). [ONLINE] http://www.oshwa.org/definition/portuguese/. [Acesso em 21 de Outubro de 2015].

2 Wikipédia. Ciência Aberta. [ONLINE] Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_aberta. [Acesso em 21 de Outubro de 2015].

3 Recursos Educacionais Abertos. [ONLINE] Disponível em: http://www.rea.net.br/site/faq/#a2. [Acesso em 21 de Outubro de 2015].

4 Wikipédia. Ciência Cidadã. [ONLINE] Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_cidad%C3%A3. [Acesso em 21 de Outubro de 2015].


Esse projeto é disponibilizado sob as licenças Creative Commons BY-SA 4.0 e CERN OHL conjuntamente.

Projeto_TDEF_Leonardo_Sehn_Alves.pdf - Trabalho de Diplomação em Engenharia Física 1 do estudante Leonardo Sehn Alves (146.9 kB) Leonardo Sehn, 24/05/2016 21:48