Projetos dos alunos

Projetos realizados pelos alunos do curso no semestre 2015/1.

Magnetômetro Fluxgate / Detector de Metais

Participantes: Paola Dornel e Tatiana Pereda

Objetivos: Para a terceira área da disciplina de Instrumentação Física 2015-1, propomos a construção de um medidos de campo, o Magnetômetro Fluxgate. Após investir bastante tempo no projeto e percebermos que haviam limitações físicas para a sua construção, tivemos um novo foco: a construção de um Detector de Metais. A documentação relata a as dificuldades, acertos e etapas de construções dos dois projetos com o intuito de servir como base para aprimoramentos futuros.

A documentação do projeto encontra-se em:
"link: http://cta.if.ufrgs.br/attachments/download/1750/Magnet%C3%B4metro_Fluxgate_-_Detector_de_Metais.pdf"

Sensor de efeito Hall

Participantes: Alef Benedetti e Anderson Bordin

Objetivos:
Como proposta para o trabalho final da disciplina de Instrumentação Física 2015-1, propomos a construção de um sensor de efeito Hall e tentativa de mapeamento de uma região sujeita a um campo magnético. Muito empregado no dia a dia, o sensor Hall pode ser adquirido com um pequeno chip a ser acoplado a uma placa de prototipação tipo Arduino, por exemplo. Entretanto, o foco deste trabalho recai sobre a produção do mesmo, conceituação de seus fenômenos físicos e modo de abstrair sinais a partir de pulsos ruidosos. A calibração será feita a partir de um campo magnético conhecido (ímã permanente). Assim, tentaremos, como desafio, realizar uma espécie de mapeamento de uma região magnética.

A documentação do projeto encontra-se em:
"link: http://cta.if.ufrgs.br/attachments/download/1751/Sensor_de_efeito_Hall.pdf"

Experimento foto-acústico para confirmar a absorção de gases do efeito estufa no infravermelho

Participantes: Marina de Freitas e Charles Bolzan

Objetivos:
Como projeto final da disciplina de Instrumentação Física do curso de Engenharia Física (UFRGS), foi construído um experimento para verificar a absorção de um gás na região da luz infravermelho.
Desse modo, baseando-se no efeito fotoacústico, foi desenvolvido uma câmara de gás com canos PVC e duas pequenas janelas cobertas por lâminas de microscópio. Para teste, foi usado como gás o CO2. Assim, foi contruído um experimento que, para fins pedagógicos, substitui técnicas caras e complexas tais como como espectrometria de FTIR.
Apesar de finalizado a construção do experimento, não foi possível, com as técnicas utilizadas, visualizar a absorção no infravermelho do CO2.

A documentação do projeto encontra-se em:
"link: http://cta.if.ufrgs.br/attachments/download/1749/Experimento_foto-ac%C3%BAstico_para_confirmar_a_absor%C3%A7%C3%A3o_de_gases_do_efeito_estufa_no_infravermelho.pdf"

Espectrômetro de Massa

Participantes: Lívia Matte, Caroline Soares e Christophe Lardon

Objetivos:
O nosso projeto da terceira área da disciplina Instrumentação Física 2015/1 era fazer o espectrômetro de massa construído pelo Paulinho voltar a funcionar e utilizá-lo como detector de vazamento de vácuo. Além disso, gostaríamos de ter feito um circuito de aquisição de dados para automatizar o funcionamento do espectrômetro, porém não tivemos tempo.
O espectrômetro está funcionando, esperamos que as próximas turmas possam melhorar a resolução do espectrômetro, ou façam outras implementações que simplifique a utilização deste.

A documentação do projeto encontra-se em:
"link: http://cta.if.ufrgs.br/attachments/download/1752/Espectr%C3%B4metro_de_massa.pdf"