CTA Lança edital para Bolsa de Iniciação científica 2020

O CTA busca estudante para atuar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias livres inserida na construção de culturas regenerativas considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Added by Rafael Pezzi 3 months ago

O Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA, http://cta.if.ufrgs.br/), localizado no Instituto de Física da UFRGS, torna público este edital de seleção de bolsista de Iniciação Científica da UFRGS, por 12 meses.

Esta atividade de iniciação científica oferece a oportunidade para estudante da UFRGS integrar uma comunidade de prática dinâmica, inclusiva e multidisciplinar para atuar na pesquisa e desenvolvimento dos conceitos e ferramentas de ciência e engenharia com tecnologias livres. Considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais, este trabalho está inserido na construção de culturas regenerativas para o nosso planeta. Será atribuição de bolsista criar materiais educacionais sobre os conceitos utilizados pelo CTA, como o dos Hiperobjetos, ilustrado ao lado. Irá criar material para difundir o uso de ferramentas livres do tipo CAE (Computer Aided Engineering), incluindo CAD e programas simulação pelo método de elementos finitos. Os materiais terão formatos de textos e vídeos que farão uso intensivo de gravações de áudio, edição de vídeo e computação gráfica com o Blender 3D.

Estudante terá apoio da comunidade para se aprofundar nos conceitos e ferramentas. Também disporá de grande repertório de projetos livres com rica documentação, criados ao longo dos anos pelas pessoas colaboradoras do CTA, para ilustrar seu trabalho.

Detalhes em http://cta.if.ufrgs.br/attachments/download/6688/Edital_CTA_Agosto2020_TecnologiasLivres_Engenharia.pdf


Comments