Editais CTA/UFRGS: 4 Bolsas para alunos de graduação 2018

Lançados quatro editais de bolsas para alunos de graduação da UFRGS atuarem no CTA IF/UFRGS. Oportunidade para renovar o interesse acadêmico e contribuir com o desenvolvimento de projetos de ciência aberta e tecnologias livres
Adicionado por Rafael Pezzi 5 meses atrás

Foram divulgados quatro editais de bolsas para alunos de graduação da UFRGS atuarem no Centro de Tecnologia Acadêmica do IF/UFRGS. É uma oportunidade para renovar o interesse acadêmico e contribuir com o desenvolvimento de projetos para laboratórios de ensino e pesquisa da UFRGS. Venha fazer parte de uma equipe diversa e multidisciplinar aplicando o conceito de conhecimento livre em projetos acadêmicos em diversas áreas.

O Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA-IF/UFRGS) foi fundado em 2012 e já é referência internacional no desenvolvimento, aplicação e disseminação de tecnologias livres. Tem marcado presença em eventos internacionais como o Gathering for Open Science Hardware e o Fórum Internacional de Software Livre. Além disso, trará para Porto Alegre, em Março de 2019, o TECNOx 4.0, Encontro Latino Americano de Tecnologias Livres. Venha fazer parte deste movimento! Veja abaixo testemunhos de alguns alunos e ex-alunos do CTA.

Testemunhos

"Pra mim o CTA é mais que um laboratório onde podemos ter uma iniciação à ciência e adquirir conhecimentos técnicos. O CTA é uma comunidade, e envolver-se com ela faz com que desenvolvamos nossa perspectiva sobre a colaboração e convívio entre as pessoas seja num grupo de trabalho, trabalhando num espaço físico em comum ou interagindo remotamente."
– Jan Luc Tavares, Engenheiro Físico

"Trabalho no CTA desde 2015 e e lá aprendi muito mais do que imaginava. Aprendi muito sobre programação e eletrônica, mas também aprendi a usar softwares de edição de imagem e desenho 3D. Aprendi muito sobre o movimento do software livre, GNU/Linux, hardware e ciência. Aprendi a construir uma composteira e a fazer um churrasco vegano. Organizei eventos grandes e pequenos, dei oficinas e participei de muitas. Aprendi a trabalhar em grupo e a lidar com diferentes tipos de pessoas, principalmente comigo mesma. Através das portas que o CTA abriu, viajei para Florianópolis, Foz do Iguaçu, São Paulo, Santos, Santiago do Chile e estou indo para China! O espaço acolhedor e ativo permitiu que eu me encontrasse profissionalmente e que construísse meu próprio caminho."
– Marina de Freitas, Engenheira Física / Formanda 2018-1

"O CTA pra mim é símbolo de liberdade e de expansão do conhecimento. De lá, tirei aprendizados não só sobre tecnologia, mas também de vida. Me tornei não só mais habilidoso no que eu queria, mas também me tornei mais humano. Teve muita mão na massa, e também teve muita discussão sobre que tecnologias estaríamos desenvolvendo e ainda mais sobre onde essas tecnologias seriam aplicadas. Isso é de extrema importância para um engenheiro em formação, pois trata-se de pensar nas consequências antes de criar tecnologia pela tecnologia, se trata de se apropriar das tecnologias em prol do bem estar das pessoas. Isso é liberdade tecnológica, é ciência cidadã."
– Alisson Claudino, Estudante de Engenharia Elétrica

"Novas perspectivas como trabalhar em grupo, trabalhar em projetos, autonomia para gerir projetos, independência tecnológica, entre outras coisas que aprendi no CTA. Esses aprendizados vieram da convivência, estar em um meio que é repleto de pessoas trabalhando em seus projetos, e também dispostas a ajudar umas as outras."
– Renan Soares, Estudante de Engenharia Física

"O CTA pode ser considerado o ambiente adequado para desenvolvimento de projetos de tecnologias livres. Mas esse é só o começo. Conta com a infraestrutura adequada para tal e plataformas de documentação, sim, mas em especial são as interações humanas que garantem a força do laboratório. A expertise em diversas áreas, o apoio mútuo e a responsabilização compartilhada em metodologias de aperfeiçoamento e horizontalidade nos fazem aprimorar nossa colaboração e crescer com análise crítica. Para mim, foi uma oportunidade de ressignificar o fazer ciência e contribuir para o mundo com tecnologia. O CTA vem trazer novos paradigmas de disseminação do conhecimento a partir da integração de metodologias e movimentos, como tecnologias livres, ciência aberta, recursos educacionais abertos e ciência cidadã. Esse trabalho vem evocando reconhecimentos local e mundialmente de grupos e pessoas importantes, o que potencializa nossa responsabilidade coletiva, sempre firmados na ideia de acolhimento."
– Leonardo Sehn, Engenheiro Físico, Mestre e Doutorando em Sensoriamento Remoto

Para esta chamada dispomos de bolsas para início imediato nas áreas de

Gostou da ideia? Então conheça mais sobre as iniciativas e se candidate para uma bolsa:

• Confira nos anexos os editais específicos para cada projeto nos anexo. Atenção! Os prazos de inscrição são diferenciados.
  • Visite a Sala L110 – Centro de Tecnologia Acadêmica IF/UFRGS (Campus do Vale)
  • Conheça o site do CTA: http://cta.if.ufrgs.br
  • Envie duas dúvidas para cta (arroba) if.ufrgs.br
  • Atue como voluntário no CTA-IF/UFRGS. Bolsistas voluntários tem registro de projeto na PROPESQ/UFRGS para contabilização de créditos complementares.