TECNOx 4.0 será no Brasil, em Porto Alegre!

O TECNOx, encontro latino-americano para promoção de tecnologias livres e integração da comunidade, terá sua quarta edição em Março de 2019. O evento será sediado em Porto Alegre, pelo Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da UFRGS.
Adicionado por Leonardo Sehn 6 meses atrás

É com muito entusiasmo que anunciamos que a quarta edição do TECNOx será no Brasil, sediada pelo Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da UFRGS (CTA IF/UFRGS). O tema desta edição será Ética, direitos humanos e tecnologias livres.

O TECNOx [1] é um evento para promover as tecnologias livres na América Latina. Fazemos e faremos isso em um encontro para fortalecimento e expansão da comunidade que trabalha pela liberdade de conhecimento tecnológico. Nos encontraremos em Março de 2019 aqui em Porto Alegre para o TECNOx 4.0 e trocaremos experiências e saberes para encarar desafios avançados desse movimento e também para integrar novas e novos participantes nele. Acreditamos que essa diversidade é o que qualifica o sentido de existir do movimento.

Participantes reunidos no TECNOx.

O CTA IF/UFRGS [2] vem trabalhando e promovendo tecnologias livres desde 2012, desenvolvendo metodologias [3], infraestrutura [4] e projetos [5] que fortalecem o hardware aberto e livre [6] e áreas afins como ciência aberta [7], ciência cidadã/comunitária [8] e software livre [9]. Estamos trabalhando para dar nossa contribuição e somar ainda mais forças a esse evento pra lá de especial.

Equipe do CTA em uma tarde "regular" de trabalho.
Sabemos, é muito legal tudo isso, mas vamos ter de esperar um pouco. Então, até lá, temos sugestões para ir preparando o coração:
  • Confira as edições anteriores do TECNOx [1] no site pra conhecer melhor o evento. As primeiras três edições foram respectivamente na Argentina, no México e no Chile.
  • Marca na agenda: Mar-ço de dois mil e de-ze-NO-VE!
  • Preste atenção em novas divulgações. Estamos trabalhando para estabelecer canais que facilitem a colaboração para a construção do evento.

Partiu fazer um evento pelas tecnologias livres com a intensidade latino-americana?
Demorou!

Saudações do Comitê Organizador Local do TECNOx 4.0.


Referências:

[1] - http://tecnox.org/
[2] - http://cta.if.ufrgs.br/
[3] - https://cta.if.ufrgs.br/attachments/download/4229/Desenvolvimento_de_tecnologia_para_ci%C3%AAncia_e_educa%C3%A7%C3%A3o_fundamentado_nos_preceitos_de_liberdade_do_conhecimento_o_caso_do_Centro_de_Tecnologia_Acad%C3%AAmica.pdf
[4] - http://cta.if.ufrgs.br/capa/#projetos
[5] - http://cta.if.ufrgs.br/projects/bancada-dos-hiperobjetos/wiki
[6] - https://hardwareaberto.org/wp/definicao-de-hardware-aberto/
[7] - https://doi.org/10.18225/978-85-7013-109-6
[8] - http://revista.ibict.br/liinc/issue/view/244
[9] - https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html


Comentários