CTA e EITCHA convidam para o Arduino Day 2018

Adicionado por Marina de Freitas 7 meses atrás

Arduino Day 2018!

Neste sábado, dia 12 de Maio, é celebrado o aniversário do Arduino com atividades ao redor do mundo. Neste Arduino Day 2018, a EITCHA soma forças ao CTA para promover a emancipação em tecnologias livres. As atividades ocorrerão nos turnos da manhã e da tarde no Prédio O do Campus do Vale, com inscrições por meio deste link .

Oficinas

O CTA oferecerá oficinas de FreeCAD e de QBlade.

Oficina de FreeCAD

Resumo: Introduçao as ferramentas do FreeCAD, software livre para desenho assistido por computador. Serão apresentadas as funcionalidades dos diferentes modulos, como arc nos modulos partdesign, que é utilizado blueprints, asembly2.

Oficina de QBlade

Resumo: Design e desenvolvimento de perfils aerodinamicos de pás para os rotores de turbinas, simulações aerodinamicas, aquisição de dados, visualização de variaveis em gráficos, aplicações hidrodinamicas, aerodinamicas.

A EITCHA colaborará oferecendo as oficinas de Introdução ao Arduino e de Monitoramento Ambiental Colaborativo + prototipagem de Estação Meteorológica. Essas atividades são repletas de momentos mão-na-massa, mas também há reflexões sobre novas formas de produzir conhecimento que as tecnologias livres possibilitam.

Nesta edição, engajada na construção de uma emancipação tecnológica juntamente com o CTA, a EITCHA faz um convite especial para educadoras e educadores que quiserem participar destas atividades. Acreditamos que esta experiência pode ser um passo inicial para multiplicarmos a realização atividades sobre conhecimento livre e cultura hacker, algo que consideramos muito importante e necessário nesse momento mundial e da educação no país.

Oficina de Introdução ao Arduino

Resumo: Introdução à eletrônica, lógica de programação e plataforma Arduino, esta plataforma de prototipagem livre que serve como base de muitas atividades e projetos e que fez crescer muito a comunidade de hardware aberto e livre.
O material da oficina encontra-se disponível para download em https://gitlab.com/eitcha/oficina-intro-arduino

Oficina de Monitoramento Ambiental Colaborativo e prototipagem de Estação Meteorológica

Resumo: Atividade para discutir a importância e relevância da ciência aberta para a construção do conhecimento, a importância do software livre e do hardware aberto e livre para construção de uma ciência aberta e a importância de todos estes elementos para o monitoramento ambiental colaborativo. Depois desse momento de discussão, seguimos com a prototipagem de estação meteorológica com Arduino, aprimorando o conhecimento de Arduino e consolidando o que foi discutido sobre monitoramento ambiental.
Material disponível para download em: https://gitlab.com/eitcha/oficina-aquisicao-de-dados

Confira as demais informações na página do evento.
Inscrições aqui.


Comentários