Linus Torvalds divide o Grand Millenium Technology Prize

O criador do Linux foi um dos que recebeu o prêmio considerado como o "Nobel" da tecnologia por seu trabalho no software de código aberto.
Added by Tatiana Pereda about 8 years ago

Fontes:
http://ostatic.com/blog/linus-torvalds-shares-the-millenium-technology-prize
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/linus-torvalds-divide-nobel-da-tecnologia-com-cientista-japones

O criador do Linux, Linus Torvalds, foi um dos premiados do Grand Millenium Technology Prize - considerado o Nobel da tecnologia - por seu trabalho no software de código aberto. Mas ele não foi o único homenageado - o japonês Shinya Yamanaka, pesquisador de células-tronco, vai dividir o prêmio de US$ 1,5 milhão com Torvalds.
Torvalds foi premiado por seus mais de 20 anos de trabalho em softwares de código aberto, que possibilitaram a criação e utilização do sistema operacional por milhões de pessoas no mundo.
Os dois foram anunciados como finalistas do prêmio em abril e, após muita discussão e nenhuma decisão, os juízes decidiram premiar os dois pelo trabalho feito. É a primeira vez que o Grand Millenium Technology Prize é dividido.
"A comissão do prêmio decidiu, pela primeira vez nos dez anos de história, dar o Grande Prêmio a dois inovadores", afirmou o presidente da Academia de Tecnologia da Finlândia, Ainomaija Haarla, um dos responsáveis pelo evento.
Em agradecimento, Linus Torvalds disse: " Estou realmente honrado por ser o vencedor do Millennium Technology Prize. Esse reconhecimento é particularmente importante para mim pois foi entregue pela Academia Tecnológica da Finlândia. Obrigado ao Comitê Internacional de Seleção e a TAF Board. Eu também gostaria de agradecer a todas as pessoas com quem tu estive trabalhando, que me ajudaram a fazer esse projeto não somente um sucesso tecnológico, mas também o fizeram muito divertido e interessante".


Comments