III Hackatona - CTA

Added by Daniel Mega about 1 year ago

No último final de semana, nos dias 17 e 18 de março ocorreu a III Hackatona - CTA, organizada pelo Centro de Tecnologia Acadêmica. O evento é a primeira atividade da campanha #InovaçãoUFRGS no IF/UFRGS e tem como objetivo a construção de um relógio que será instalado no anfiteatro Antônio Cabral, localizado no Instituto de Física da UFRGS. Os participantes da Hackatona tiveram a oportunidade de trabalhar de maneira colaborativa, isso possibilitou que pudessem ensinar e aprender através da interação com os demais participantes.

A III Hackatona - CTA foi concebida para ocorrer em duas etapas, nesta primeira parte foram 24 horas de trabalhos para projetar o relógio. Como não poderia deixar de ser, toda a proposta foi pensada a partir do uso de tecnologias livres e os 12 participantes desenvolveram de maneira colaborativa o projeto que será executado na segunda etapa da III Hackatona, serão mais 24 horas de muito trabalho e diversão nos dias 21 e 22 de abril.

As atividades da primeira etapa do evento começaram com uma "tempestade de ideias" todos os participantes expuseram, em post-its, quais atributos e funcionalidades deveriam estar presentes no relógio, a pergunta a ser respondida era: o que precisamos para fazer nosso relógio?

Sempre com a ideia de trabalho colaborativo, os participantes avaliaram quais propostas eram viáveis e as classificaram em categorias: design, funções online, controle, eletrônica, entre outras. Ao final as ideias foram reunidas em dois grandes grupos, design e programação e eletrônica.

Após uma pausa para o almoço os participantes partiram para por a mão na massa, realizaram os estudos sobre componentes necessários para a fabricação, desenharam ideias de design e discutiram como seria a programação do relógio. Essas atividades invadiram a madrugada em uma verdadeira maratona de estudos.

Os interessados podem consultar com maior detalhamento todas as atividades realizadas durante a III Hackatona aqui.

Segunda Etapa - Construção

Lembrando que ainda irá ocorrer a 2° etapa da III Hackatona - CTA, e você está convidado a participar desta maratona e fabricar o relógio para o anfiteatro Antonio Cabral junto conosco. O evento irá ocorrer nos dias 21 e 22 de abril.

Venha participar e aprender conceitos de design, eletrônica e programação de maneira colaborativa. Você também pode trazer uma grande contribuição para nossa iniciativa.