Arrasamos em 2017!

Fechou o ano, mas não fecharam as atividades! Veja um resumo de como foi o ano de 2017 para a comunidade do CTA!
Adicionado por Marina de Freitas 8 meses atrás

UFA! O ano está quase acabando e parece que ainda não saímos do inverno! Vai nevar no Natal! É o progresso!!

Este foi um ano de muitas conquistas para a comunidade do CTA, além das clássicas oficinas de Arduino, participamos de eventos globais sobre hardware aberto na ciência, ganhamos prêmios, e fizemos boas parcerias!
As nossas conquistas são frutos de uma ativa comunidade que não tem medo de suar a camisa junto! Todes no trabalho por uma Ciência Aberta, Cidadã e Comunitária, repleta de Ferramentas Livres (todas muito bem documentadas, é claro)!
Segue nossas principais conquistas de 2017!!

Foram organizados mais de 15 atividades sobre o uso de ferramentas livres para instrumentação física e produção de conhecimento aberto. Dentre elas oficinas de FreeCAD, programação em microcontroladores como Arduino e NodeMCU, além de oficinas sobre documentação. Este ano realizamos a II Hackatona do CTA, (IIH) um mutirão com objetivo de usar a força da colaboração para o desenvolvimento de projetos abertos e livres.

Colaboradores se preparam para calibrar 3 sensores de temperatura NTC. Foto por Bruno Barros.

Participação no Gathering for Open Science Hardware (GOSH2017), em Santiago/Chile, encontro global para fortalecer a prática e a comunidade de tecnologias abertas para a ciência. Foram 90 pessoas selecionadas de todos os continentes, com projetos sobre monitoramento ambiental, instrumentação científica, biologia molecular, arte e muitas intersecções!! A comunidade GOSH é ativa e mantém um fórum com constantes notícias, discussões e colaboração do movimento GOSH!

Colaboradora Marina expõem os projetos desenvolvidos pelo CTA na GOSH 2017.

Neste final de ano passamos a integrar o Grupo de Pesquisa de Open Intellectual Property da Universidade de Cambridge , bem como iniciamos parcerias com SEDETEC e Zenit para a busca de oficializar o uso livre de inovação gerada na universidade

Publicamos!! O artigo Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica, sobre as práticas e metodologia do CTA, foi publicado na Liinc em Revista.

Colaborador Leonardo edita um circuito no KiCAD durante a IIH do CTA. Foto por Bruno Barros.

Nosso colaborador Guilherme Weihmann ganhou o Prêmio de Destaque no Salão de Ensino da UFRGS 2017 pelo seu trabalho realizado no CTA Jr. do Colégio de Aplicação da UFRGS!

Colaboradores do CTA comemoram o destaque! Da esquerda para direita, Guilherme, Matheus e Rafael.

Dois projetos do CTA, foram selecionados para a 3 Residência Hacker do RedBull Basement, evento que selecionou 5 projetos do Brasil para resolver problemas da cidade com tecnologias livres. O projeto Tecnologia Cidadã através das Estações Meteorológicas Modulares abordou o monitoramento ambiental através de ferramentas livres e de ciência cidadã, e o projeto Micro Aerogerador busca desenvolver uma a decentralização da produção de energia, com ferramentas livres, é claro!

EMM Residência Hacker, instalada no terraço do RedBull Station, em São Paulo.

Foi dado início aos trabalhos da Escola Itinerante de Tecnologia Cidadã Hacker, a EITCHA! , iniciativa composta por Jan Luc, Leonardo e Marina, que buscam incentivar, através de práticas de ensino, a emancipação tecnológica! Busca ensinar aos estudantes ciência aberta, segurança e vigilância na internet, emancipação tecnológica, uso de ferramentas livres, ciência cidadã e alfabetização tecnológica! Além de criar bastante recurso educacional (aberto) para que a ideia cresça e se espalhe!

Leonardo, Jan Luc e Marina comemoram efusivamente a alegria de viver!

Desejamos a todes boas festas, muitos descansos, e muitos Verdurascos!!

Lindos vegetais sendo preparados para um clássico Verdurasco do CTA. Foto por Bruno Barros.

E 2018?? Bora fazer junto!!!