II Hackatona CTA - Incubadora de Sementes

Nesse 20 de Maio, o Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA) irá abrir as Portas para que a comunidade possa experienciar o desenvolvimento colaborativo de uma ferramenta livre!
Adicionado por Marina de Freitas mais de 1 ano atrás

II Hackatona CTA - Incubadora de Sementes

Nesse 20 de Maio, o Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA) irá abrir as Portas para que a comunidade possa experienciar o desenvolvimento colaborativo de uma ferramenta livre! Durante o Portas Abertas será realizado II Hackatona CTA – Incubadora de Sementes!

A Hackatona CTA busca integrar pessoas com diferentes habilidades para desenvolver uma solução em comum. A edição deste ano propõe o desenvolvimento de uma Incubadora de Sementes, uma Germinadora de Câmara, como uma pequena estufa para estudo da germinação de plantas.

Inscrições gratuitas pelo formulário !

Dia 20 de Maio, das 9h00 às 17h00, na sala L110., Instituto de Física da UFRGS, Campus do Vale, Porto Alegre.

Mais informações no site :D

Quem pode Ajudar?

Qualquer ajuda será bem-vinda! Sério mesmo. Seja para programar, fazer circuitos elétricos e torrar os neurônios com problemas de desenvolvimento , seja para tocar violão, problematizar ou ajudar na cozinha. Além disso, vamos precisar pessoas para documentar o processo, então se há algum jornalista interior querendo se libertar - ou se ele já está liberto - pode vir contribuir conosco!

O que é uma Incubadora de Sementes?

Uma incubadora de sementes, também conhecida como germinadora de câmara ou estufa, é um sistema compacto capaz de controlar a temperatura, a umidade ambiente e a luminosidade incidente para controlar e estudar a germinação. Buscamos que esta seja de fácil replicação, com componentes acessíveis e de fácil uso, seguindo a definição de Hardware Aberto e Livre.

O que é uma Hackatona?

Hackatona é a versão brasileira da hackaton, uma Maratona de hackers. É o momento em que desenvolvedoras (es) de software, de hardware e outras(os) interessadas(os) se encontram para construir, de maneira colaborativa, um projeto.

O evento propõe que as(os) interessadas(os) concentrem suas atenções no projeto e, juntas(os), encontrem soluções para o desenvolvimento do projeto. Os desafios dessa Hackatona incluem desenvolvimento de software, aquisição de dados, desenho de peças, desenho de circuitos, impressão 3D, confecção de placas de circuito impresso, eletrônica, design e muito mais.

Por que uma Incubadora de Sementes é tão importante?

A germinação das sementes é um processo delicado e crucial para o desenvolvimento da planta. Para que não haja perdas no plantio, as(os) produtoras(es) devem ter informações sobre as especificações para germinação de cada semente, além das condições do seu solo, qualidade do armazenamento das sementes, etc. Muitas espécies precisam de condições específicas de temperatura, luminosidade e umidade, caso contrário não se desenvolvem. Por vezes, as más condições de armazenamento de um lote de sementes as danificam. Grandes produtores podem contratar laboratórios de análise para testar seu solo, sementes e adubo. Já as(os) pequenas(os) agricultoras(os) ficam dependentes de laboratórios do Estado que não suprem sua demanda. Além disso, as mudanças climáticas, poluição e desmatamento podem modificar as características climáticas de uma região, alterando assim a época do plantio. Da mesma forma, as condições nutritivas do solo mudam dependendo do lugar, da origem da água usada na irrigação, do adubo utilizado e do manejo do solo.

Por isso, temos o objetivo de desenvolver uma germinadora acessível, de fácil operação, que permita as agricultoras e agricultores testarem a germinação de suas próprias sementes, usando seu próprio solo e água no processo. Essa ferramenta permite que elas(es) próprias investiguem as condições que favorecem a germinação das suas sementes e usem essas informações para benefício da sua plantação. Ao desenvolver uma incubadora de sementes de baixo custo e fácil fabricação, incentivamos que os cidadãos comuns façam ciência - e não apenas usufruam dela. Outra vantagem de uma Incubadora de Sementes acessível é a capacidade de investigar a germinação de sementes não convencionais, como as sementes agroecológicas, crioulas, plantas nativas e as plantas alimentícias não convencionais (PANCS).

Gostou? Chega mais então!


Comentários