Semana Acadêmica UFRGS contará com concerto didático

Evento acontece dia 14 de setembro de 2016 às 15h, no Teatro Grego do Campus do Vale (ao lado do RU6).
Added by Jan Luc Tavares about 4 years ago

O concerto didático Vamos Entrar na Ressonância acontece nessa quarta-feira, dia 14 de setembro, às 15h. A atividade será no Teatro Grego no Campus do Vale, ao lado do RU6.

Nesta Oficina/Concerto, além de trabalharmos alguns dos principais fenômenos da física ondulatória, vamos usar as músicas como guias para entrarmos em ressonância de tempo (ritmo), ressonância de respiração (e foco da atenção), ressonância de som (nota fundamental e afinação) para então, vivermos através dos eventos sonoros uma ressonância coletiva.

A Música através dos prelúdios e interlúdios e a Física através da compreensão direta dos principais fenômenos ondulatórios convidam:
Vamos Entrar Na Ressonância!

Traga seu instrumento!

Conheça o projeto Física e Música

Ao longo dos últimos três anos vem acontecendo no CTA uma pesquisa na área de ensino, divulgação científica e tecnologia com os fundamentos: "Música para aprender Física, Física para aprender Música e Tecnologia no apoio da aprendizagem!". Tendo como base a ideia de "nosso próprio corpo como laboratório". A pesquisa vem sendo conduzida pelo físico e músico Flávio Depaoli e conta com o apoio do CNPq.

"De forma análoga a uma carga de prova que nos ajuda a explorar os campos magnéticos invisíveis do espaço podemos produzir sons e observar seus efeitos em nosso corpo e com isso, além da exploração de vários fenômenos da física ondulatória numa experiência em primeira pessoa, vivida com o próprio corpo, aprendemos mais sobre nós mesmos", explica o pesquisador.

Como a proposta é usar nossa própria voz como uma espécie de sonar de auto exploração precisamos calibrar nosso equipamento experimental e nosso poder de auto observação, para isto usamos um método inspirado na prática dos músicos da antiguidade chamada Prelúdio. Esta prática aplicada antes das músicas e dos auto-experimentos sonoros tem a finalidade de aquecer nosso corpo, equilibrar nossa respiração e, principalmente, ajustar o foco da nossa atenção.


Comments