CTA oferece Oficina de Estações Meteorológicas

CTA oferece oficina de montagem de Estações Meteorológicas com Arduino durante Universidade Portas Abertas da UFRGS no dia 18 de Maio de 2013
Adicionado por Rafael Pezzi mais de 5 anos atrás

No sábado 18 de Maio de 2013, durante o UFRGS Portas Abertas, ocorre a I Oficina de Montagem de Estação Meteorológica utilizando o hardware livre Arduino.

É uma iniciativa promovida pelo Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA) que envolve professores do Instituto de Física e do Colégio de Aplicação, alunos de Engenharia Física e pesquisadores do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia (CEPSRM). Esta é uma oportunidade para, além de conhecer o funcionamento de uma estação de coleta de dados de sensores, de se familiarizar com os métodos de desenvolvimento de projetos envolvendo hardware e software livres do CTA. Após a oficina você saberá como acompanhar e participar do desenvolvimento de uma rede de sensores que tem como objetivo o monitoramento climático e ambiental do ambiente onde vivemos.

Público alvo: estudantes e professores interessados em meteorologia e meio ambiente. É desejável familiaridade com o Arduino.

Vagas: 30 - informações sobre inscrição aqui
Data: 18/05/2013
Hora: 14h às 16h
Local: Sala 104 do Prédio H (43135)

• Breve introdução ao Arduino
  • O que é uma estação meteorológica?
  • Leitura de sensores com o Arduino
    • Temperatura com o LM35
    • Pressão com o BMP035
    • Umidade Relativa do Ar DHT11/DHT22

Cada bancada da oficina disporá de um computador, um arduino, peças e sensores para montagem de protótipo da estação.

Para inscrições e mais informações acesse a página da Oficina no Site do CTA