Usando o Arduino pela primeira vez: Blink

Added by Jan Luc Tavares over 6 years ago

Olá, pessoal!

Já está com o Arduino na mão, o programa instalado e quer começar a usar o Arduino e não sabe como? Você veio ao lugar certo! Em dez minutos teremos feito o primeiro exemplo, chamado Blink. Faremos um led piscar. Esse é o primeiro passo para aprendermos essa plataforma incrível, ganhando conhecimento para criarmos projetos maravilhosos.

  • Ingredientes:
    • 1 Placa Arduino;
    • 1 Cabo USB;
    • 1 LED;
    • 1 Resistor de 300 ohm (Laranja, preto e marrom), o resistor pode ser de praticamente qualquer valor, na verdade.;

Obs: No meu caso eu estou usando um led soldado diretamente no resistor, de forma que eles sempre estão juntos. Se você tem pressa, pode enrolar bem a perna do resistor no led. (Recomendo mesmo o uso de uma “protoboard”:http://pt.wikipedia.org/wiki/Placa_de_Ensaio

Ligando e testando a placa:

Vamos iniciar plugando o Arduino no PC

Vamos primeiro testar as coisas e ver se está tudo funcionando:
Coloque a perna maior do led no 5V (a fonte de tensão da placa) e a perna menor no resistor e o resistor no GND (o aterramento da placa).

Veja que o led permanecerá ligado.
“Tudo bem, meu caro, mas isso não tem graça nenhuma!”
É, você está certo. Não tem graça mantermos um led aceso, afinal nosso interesse no arduino é controlar os objetos, é fazê-los interativos de alguma forma.

Vamos então enviar nosso primeiro código para o arduino e fazer o led piscar – já é um avanço, não é?

Enviando código para placa:

Abra a IDE do Arduino e selecione o projeto Blink na barra de menus em Arquivo > Exemplos > 01. Basics > Blink

Antes de enviar o código, devemos ter certeza de que a IDE do arduino sabe com qual placa ela está trabalhando. Selecione a sua placa em *Ferramentas > Placa > * e selecione a sua placa. No meu caso, estou usando o Arduino Uno.

Verifique se o código está escrito corretamente - nesse caso, como é um código já escrito e bem testado não há motivo para verificarmos, mas quando realizamos alguma edição é bom fazer isso porque conseguimos ver se erramos algo ao escrever o código.

Envie o código para a placa clicando em carregar.

O seu led já está piscando? Nao? Isso é porque o código que escrevemos está enviando o sinal (de ligar e desligar) pela porta 13. Então agora temos que montar assim:

Esse código pode ser editado para que o led pisque na frequência que você quiser! É essa toda a ideia de programar os sensores e os atuadores para que o nosso projeto interaja com o mundo!

Ficou com alguma dúvida? Peça ajuda aqui mesmo! Não exite em ajudar também.

Até mais, gente!

arduino_PC.png (49.4 kB)

led_ligado.png (82.6 kB)

exemplos_blink.png (63.3 kB)

verificar_blink.png (29.2 kB)

envia_placa.png (29.3 kB)

conecta_blink.png (82.6 kB)

seleciona_uno.png (65.1 kB)