Tutorial: Nomeando seu script para executá-lo de forma direta em qualquer local no terminal

Added by Jan Luc Tavares about 4 years ago

Criei meu script seguindo o tutorial Primeiros Passos com Shell Script e vou executá-lo frequentemente mas é chato ir até a pasta que ele está e digitar o nome do script todas as vezes.

Existe uma solução para isso!

Vamos aprender a executar scripts e comandos repetitivos em qualquer lugar no terminal. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que ao invés de executar

$ caminho/para/o/meu/script.sh

Podemos passar a executar:

$ meuscript

1. Aprendendo passo-a-passo

O nome do que vamos criar para o nosso script é alias, que eu traduzo para apelido de maneira geral. Ou seja, vamos dar um apelido para o nosso comando.
Abra o terminal e digite:

$ alias ola="echo Muito bem, voce criou um alias para o comando 'ola'."

Agora se você digitar "ola" no terminal, o comando entre aspas acima será executado. O programa "echo" simplesmente exibe a linha de texto que segue.

Mas existe um problema nessa abordagem. Toda vez que você fechar o terminal, o alias que você criou será perdido. Isso é bom em várias situações e já pode ser útil.

Criando um alias permanente

Para criar um alias permanente para seu usuário é bem fácil. Na sua pasta do usuário há um arquivo de configuração do Bash. Então basta editar esse arquivo. No terminal, digite:

$ gedit ~/.bashrc

- Escolhi o "Gedit" por ser um editor de texto muito fácil de usar, mas você pode escolher o seu de preferência (exemplo Vim ou Nano).

Esse arquivo contém várias configurações do terminal (então é até interessante dar uma olhada nele). Vá até o final do arquivo e acrescente uma linha com o seu alias:

alias meuscript="caminho/para/o/meu/script.sh"

Salve o arquivo. Por enquanto o terminal ainda não "leu" novamente esse arquivo de configuração, ele só vai fazer isso na próxima vez que você fizer login. Se você tem presssa, execute:

$ source ~/.bashrc

Agora sempre que você executar "meuscript" no terminal, esse script será executado. Você pode acrescentar quantos alias quiser da mesma forma.

Aproveite! :)