Processo de avaliação dos sistemas para gerenciamento de projetos

Added by Daniel Muller about 2 years ago

O que eu devo fazer aqui?

Acesse a página Avaliação dos sistemas para gerenciamento de projetos e, a partir dos sistemas aqui indicados:

  • consulte os critérios e/ou crie um critério de avaliação dos sistemas de gerenciamento de projetos
  • escolha um dos sistemas para testar, ou ainda proponha um novo
  • para cada sistema testado, faça comentários segundo os critérios de avaliação.

Replies (1)

RE: Processo de avaliação dos sistemas para gerenciamento de projetos - Added by Cristthian Marafigo Arpino 5 months ago

Olá pessoal, venho aqui descrever minhas impressões com o uso e instalação de alguns dos softwares aqui descritos.

Redmine - Web site: http://www.redmine.org/

Não tenho muito o que falar deste software, a não ser que ele é um dos softwares de gestão de projetos mais originais, e de onde sairam os forks (softwares modificados que tiveram origem nele) ChiliProject (que usamos no CTA), OpenProject e EasyRedmine dos softwares de gestão de projetos que estamos acostumados. E de fato o ChiliProject é muito semelhante ao Redmine, sendo basicamente até aonde eu vi o design suas principais diferenças.

Destes 3 descritos, diria que o OpenProject e o EasyRedmine estão em outro nível, e ambos possuem uma ativa comunidade desenvolvedora, enquanto que o Redmine e o ChiliProject não são mais mantidos.

EasyRedmine - Web site: https://www.easyredmine.com/

O EasyRedmine é um software desenvolvido pela RedHat a partir do Redmine com intuito de deixa-lo mais fácil e completo. E ele de fato é muito completo, tem inúmeras funcionalidade para se gerenciar projetos a nível avançado, sendo que todas suas funcionalidade são modulares, sendo usadas de acordo com as necessidades, tamanho da equipe, e serve tão bem para pequenas, médias e grandes equipes. Servindo muito bem para gestão de projetos, gestão de qualidade, e gestão empresarial e de coperativismos.

Pela minha avaliação diria que ele é o software de gestão de projetos mais completo de todos os listados acima. No entanto de "easy" ele não tem quase nada, ao se desenvolver dezenas de novas funcionalidade para o tornar super completo a RedHat acabou o complicando, ele não é intuitivo para usuários não iniciados neste tipo de software e é trabalhoso de se mexer até para os mais familiarizados. Seus design não é muito amigavel, sendo desgastante usa-lo durante muito tempo. E por fim há tantas funcionalidades que se torna difícil de navegar por ele.

E muito embora tenha tido estas impressões, o EasyRedmine tem uma potente ferramenta de gestão de conhecimentos por hashtags, e para aqueles bem aventurados digo que acredito que se persistir em seu uso e dominar mais completamente as ferramentas que ele dispõem, ele pode ser um potente software de gerenciamento de projetos, equipes e empresas. Uma dica seria criar uma bela página wiki que link aonde pode ser encontrado cada uma das funcionalidades.

OpenProject - https://www.openproject.org/

O OpenProject possui um exemplar desenvolvimento das funcionalidade presentes no ChiliProject e no RedMine, como o controle de tempo, controle de custo, relatório de custo e cronograma. É possivel estabelecer relações bem úteis entre cada uma das funcionalidade, como não só estabelecer um controle de tempo de cada usuário como estabelecer um custo por hora de trabalho de cada usuário, sendo contabilizado o resultado automaticamente, a partir disse do registro de custos em materiais e serviços de um projeto é possível emitir relatórios de custos incluindo todos em gráficos pizza ou retangulares. Outra boa funcionalidade é conseguir correlacionar um página a um repositório Git, sendo possivel visualizar o repositorio e seus commits dentro do OpenProject, o que facilita muito para a gestão de projetos que envolvem software e hardware.

repositorio-git-sincronizado.png
[repositorio git sincronizado]

historico-commits.png
[historico de commits]

Além disso o OpenProject trás novas funconalidade que fazem toda a diferença, como o Backlogs, Controle de Pacotes de trabalho (com visualização em gráfico Gant, e Kanban.

controle-de-pacotes-de-trabalho.png
[controle de pacotes de trabalho]

O controle de pacotes de trabalho é fanstastico é possivel documentar tarefas de modo rápido, intuitivo e completo, mas o principal diferencial é a possibilidade de exportar pacotes inteiros de tarefas em formatos como CSV, PDF, ATOM e XLS com a lista de tarefas, suas hierarquias e descrições.

exportar-pacote-de-trabalho.png
[é possível exportar o pacote de trabalho em diferentes formatos]

Outra ferramenta muito útil é o planejamento, com ele é possível na medida que ir completando a porcentagem de conclusão das tarefas, visualizar quantos porcento você já concluiu de um pacote de tarefas e até mesmo o projeto, ou um ciclo do seu desenvolvimento.

planejamento.png
[planejamento em '%' de tarefas concluídas]

As funcionalidade de visão geral, wiki, reuniões, documentos, fórums, notícias, não diferem muito. No entanto o design do OpenProject é muito intuitivo até para as pessoas que não estão acustumadas com este tipo de software. O OpenProject combina ferramentas robustas, com uma layout fácil e bonito, de fato ele é um ótimo software para se desenvolver projetos. O OpenProject não é tão completo quanto o EasyRedmine, mas eu o recomendaria mais do que o EasyRedmine, porque ele preenche muito bem todos os quesitos basicos de um software de gestão de projetos. Principalmente para projetos que não possuem grandes equipes e não precisam de funcionalidade típicas usadas em médias e grandes empresas, como gestão de vendas, controle de estoque, videoconferencias, chats internos.

Visite uma página feita em OpenProject https://op.velivery.com.br/projects/climobike/wiki/climobike-wiki

O OpenProject com certeza é a melhor opção para utilizarmos no lugar do ChiliProject, ele tem uma ativa comunidade desenvolvedora, supre com excelencia todas as nossas necessidades de um software de gestão de projetos. O maior exemplo disso é o repositorio de hardware cientifico aberto

Odoo - https://www.odoo.com/

O Odoo possui a funcionalidade de gestão de projetos, ela é bem boa também, mas fica atrás do OpenProject. No entanto o Odoo na verdade é um Software de Gestão de Usuários, o que inclui controle de permissões para usuários, controle de tempo de acesso, gestão das contas de usuários, recuperação de senha automatica por email, etc... E nestes quesitos ele é o melhor e mais completo dos Softwares Livres. Além disso possui algumas dezenas de funcionalidades, com destaque para funcionalidade bastante exigidas para empresas. Como a automação de email marketing, gerenciamento de "mailing" criação de design de emails no estilo arrastar e soltar; Inventário, controle de estoque, funil de vendas, bate papo, chatbot, plugin para inscrições, e-commerce com plugin de pagamentos online, aplicativos financeiros para para contabilidade, planilha de horário com controle para "bater ponto", ferramenta de criação e gestão de eventos, incluindo venda de tickets online. E por aí vai...

O Odoo possui um design incrivelmente fácil, intuitivo e bonito, de tal modo que se torna muito convidativo navegar através dele, as funcionalidade são instaladas e desinstaladas de acordo com a necessidade. Mas provavelmente o seu maior diferencial está em fornecer para o usuário uma incrível ferramenta chamada Odoo Studio aonde é possível criar suas próprias funcionalidades e aplicações sem que seja necessário o usuário escrever uma sequer linha de código, isso realmente é um diferencial que não se encontra em outro softwares livres. Saiba mais conferindo todas as funcionalidades desta ferramenta aqui

Além disso o Odoo possui uma ferramenta chamada Criador de Sites no estilo arrastar e soltar para criação de sites, assim como o que é oferecido pela Wix ou Wordpress.

É uma ferramenta muito potente e completa, e de fato como denotam seu aplicativos internos, o Odoo permeia 3 grandes áreas, a de Gestão de Usuários, Gestão de Projetos e Gestão Empresarial. E possui um comunidade bem grande de desenvolvedores e é amplamente utilizado em corporações. Ele trás consigo autonomias de criação e personalização das páginas e funcionalidade que nunca antes existiram em outros softwares de gestão de usuários.

Taiga.io - https://github.com/taigaio/

O Taiga é um aplicativo de gestão de projetos bem enxuto, é muito semelhante ao Trello, ele é muito recomendado para projetos dinâmicos e que não exijam uma extensa documentação e gerenciamento. O Taiga possui uma versão para smartphones que é muito boa e com um design amigavel para qualquer pessoa.

repositorio-git-sincronizado.png - repositorio-git-sincronizado.png (78.4 kB)

controle-de-pacotes-de-trabalho.png - controle-de-pacotes-de-trabalho.png (117.3 kB)

historico-commits.png - historico-commits.png (23.4 kB)

planejamento.png - planejamento.png (102.3 kB)

exportar-pacote-de-trabalho.png - exportar-pacote-de-trabalho.png (76 kB)

(1-1/1)