Encontro de final de ano do CTA - 18 de Dezembro de 2015

Added by Leonardo Sehn over 4 years ago

Encontro de final de ano do CTA, dia 18 de dezembro de 2015 às 14:00.
Tivemos de fixar o horário formal para 14:00 nesta edição, mas todes são encorajados a chegarem ainda mais cedo para um almoço no RU ou lugar alternativo e para começarmos a alinhar ideias desde mais cedo (por exemplo, pretendo chegar entre 10:00 e 11:00).
Local: Centro de Tecnologia Acadêmica IF/UFRGS, sala L110. Veja no OpenStreetMap

Apresentação: não haverá apresentação no formato usual. Ao invés disso, será construída um dinâmica para essa reunião de final de ano. Um breve esclarecimento consta no final deste post.

• Definir próxima gestão.
  • Definir próxima apresentação.

Pauta:

• Reflexão sobre questões fundamentais do CTA, avaliação de resultados no ano de 2015 e propostas de aprimoramento coletivo;
  • Continuidade do CTA (plano de ação);
  • Inclusão da divulgação da ciência nas propostas do CTA.

Quaisquer sugestões de tópicos suplementares para a pauta podem ser incluídas como reposta a essa mensagem.

O que é o evento?

A proposta do encontro de final de ano é de um momento de nos voltarmos para questões fundamentais do grupo, num momento de reflexão sobre conceitos importantes (exemplos básicos: o que é o CTA? Qual sua missão? Qual seu papel na cultura de abertura ou cultura hacker?) e realizações do ano de 2015, com entendimento sobre sucessos e insucessos. Ou seja, um momento do grupo de se voltar para dentro e realizar uma autocrítica para então projetar soluções e ações vindouras.

Como será feito?

Um formato básico pode ser a simples colocação desses temas para discussão, com momento para escutar e colher a opinião de todes. Mas isso é só uma proposta inicial, o ideal é que o formato e a dinâmica sejam também construídos e propostos por todes. Convido todes a irem pensando em propostas.

Qual o desfecho?

Ninguém sabe ao certo, mas algo que irá acontecer para celebrar tudo isso será uma janta gerida por Jan Luc às 17:00.

RE: Encontro de final de ano do CTA - 18 de Dezembro de 2015 - Added by Leonardo Sehn over 4 years ago

Encaminhamentos:

• Pontos positivos 2015
    • Existência de todes.
    • Fomos mais objetivos em nossas reuniões periódicas, sem perder o tom filosófico nas reuniões de documentação.
    • Melhoramos a organização do espaço físico.
    • A rotação de gestores nas reuniões periódicas melhorou o clima das reuniões.
    • "Hackatonas" para a construção e criação de projetos (exemplo: modelo de documentação).
    • A presença do estudantes do CTA junior.
    • Amadurecimento com a participação em eventos.
    • Melhoria no espaço físico.
    • Artigo publicado.
    • Manter nosso espírito de revolução.
    • Espaço acolhedor para discussões filosóficas sobre as questões de hardware aberto.
    • Importância do CTA no movimento de hardware aberto.
    • Interdisciplinaridade.
    • Autonomia dos estudantes. É positivo que os estudantes sejam capazes de transmitir os aprendizados do CTA.
    • O CTA ajudando outros grupos e sendo ajudado por outros grupos.
    • Nossa vantagem: Do it together.
  • Pontos de mudança para 2016
    • Melhorar a organização do espaço. Principalmente o grupo do CTA Junior.
    • CTA Debate e Cinema: criar um momento para a discussão de assuntos relevantes. Pode ser uma atividade de extensão.
    • Para a última semana de Março: Intervenção na Saraiva a ser criada para o evento Conversas ao Pé do Físico.
    • Reunião de documentação: amadurecer mais como se fazer o curso de documentação ou montar logo o curso? Versão acolhimento, documentação simples. Acumular pequenas vitórias.
    • Integrantes do CTA --> Aprender GIT
    • DOJO + Ferramentas Livres + Não precisa criar um vídeo, pode-se utilizar material já existente
    • Documentação do processo de desenvolvimento do projeto. Em que estado está o projeto? Qual foi a última atividade.
    • Continuar se esforçando. Criar momentos para reflexão e definição dos objetivos.
    • criar o hábito de divulgar no grupo quando alguém esquece algo sujo com o objetivos didáticos.
    • Fazer mais zuêra que parece que não serve para nada mas que no fundo é positivo.
      • Ou seja, realizar atividades em grupo para o grupo se compreender como cada um pensa, para se compreender. Ex: jogo imagem e ação.
    • Ampliar horizontes do CTA, além da UFRGS e eventos relacionados a tecnologia.
    • Realizar oficinas sobre Linux em escolas. REA.
    • Promover a divulgação científica.
    • Prestar atenção quais são os momentos de recreação produtivos.
    • Criar um pequeno tour CTA, um roteiro de como receber convidados. Apresentar o CTA de diversas maneiras.
    • Como colaborar com projetos internos e externos.
    • Aumentar a participação na comunidade no CTA e divulgação do CTA.
    • Fazer a III Semana de Tecnologia Acadêmica.
    • Descobrir quem chegou primeiro: Béuren ou Germano?
  • Plano de Ação para a continuidade do CTA
    • Fazer um roadmap
    • Capitação de recursos.
    • Editais.
    • Vídeo - Aulas
      • Fazer roteiros e vídeos sobre o cada projeto.
      • A parceria com o SEA vai até Fevereiro.
    • AHA
    • PET
    • Artigo Sobre o CTA
    • Empreendedorismo --> Sensorica
    • Buscar oportunidades grandes.
  • Próxima reunião: Dia 12 de Janeiro.

Presentes: Flávio Depaoli, Jan Luc Tavares, Renan Bohrer, Alisson, Béuren, Rafael Pezzi, Nelso Jost, Germano Postal, Diogo, Paulo Muller, Marina de Freitas , Leonardo Sehn, Pedro Terra, Heitor.

(1-1/1)