Encontro do dia 27 de Junho de 2017

Added by Cristthian Marafigo Arpino almost 3 years ago

Data: terça-feira, 27 de Junho, às 16:00
Local: Centro de Tecnologia Acadêmica IF/UFRGS, sala L110. Veja no mapa
Apresentação: Precious Plastic (Renan Ritter Soares).

PAUTA:

• Relato sobre Install fest do CTA no lançamento do Debian Stretch.
    • Resultado do Desafio: "Conseguir instalar o Debian no notebook da Marina".
  • Reforma na Infraestrutura digital do CTA;
    • Esclarecer o que precisamos para depois escolher entre os sistemas propostos pelo Daniel.
      • Proposta de força tarefa para esclarecer nossas necessidades.
    • Relato sobre Oficina de Jekyll.
      • Relato sobre mutirão de consertar coisinhas.
  • Crescente necessidade de replicar projetos da comunidade Global de Hardware Aberto e livre.
    • Pendente para discussão.
    • Repensar a forma de listar esses projetos.
      • Proposta de fazer um mural físico de divulgação de projetos HAL externos.
  • Proposta de grupos de estudos dos softwares do CAE linux.
  • Aprimoramento da participação do CTA no aspecto de ensino na Universidade à luz da discussão sobre contribuições do CTA para o IF e a Universidade como um todo e aprimoramento/expansão de nossas atividades.
    • Possibilidade: Hackatonas -- monitoria a disciplinas práticas (e.g., técnicas digitais, microprocessadores, instrumentação física, laboratórios avançados de física).
      • Retorno sobre proposta para o CEENF.
  • Grupo de estudos de filosofia (Cristthian).
    • Criação do fórum.
  • Proposta de hackatona na semana acadêmica da UFRGS e oficinas preparatórias antes do inicío dessa.
    • Micro-aerogerador.

DO IT TOGETHER!

RE: Encontro do dia 27 de Junho de 2017 - Added by Marina de Freitas almost 3 years ago

Visita de Escola

RE: Encontro do dia 27 de Junho de 2017 - Added by Cristthian Marafigo Arpino almost 3 years ago

Próximo gestor: Juarez
Próxima apresentação: Estação Maregráfica via GPS (Cristthian)
Próxima reunião: 04/07/2017 às 16h

PAUTA:

• Foi feita a apresentação sobre Precious Plastic (Renan Ritter Soares).
  • Relato sobre Install fest do CTA no lançamento do Debian Stretch.
    • Resultado do Desafio: "Conseguimos instalar o Debian no notebook da Marina".
  • Relato:
    • Um grupos de meninas de uma escola não-informada irá visitar a UFRGS no dia 07 de Julho (Sexta-feira) através do programa Meninas na Ciência. Elas escolheram visitar 3 laboratórios, incluindo o CTA. A proposta é que 3 grupos de 12 estudantes irão visitar o CTA entre 15h e 15h30, cada um com um tempo de 5min-10min. O contato está sendo feito com a Viviani, bolsista do Meninas na Ciência. Precisamos dar uma resposta de se estaremos dispostos e disponíveis para a visita.
      • Confirmar por email com o Walberto sobre a vinda das meninas (Marina)
      • Responsáveis pela apresentação (Renan Ritter e Juarez)
  • Reforma na Infraestrutura digital do CTA;
    • Foi encaminhada a proposta que após o retorno dos membros do CTA da residência Hacker em setembro. Organizaremos um grupo de trabalho para realizar uma reforma no site do CTA.
      • Proposta de força tarefa para esclarecer nossas necessidades.
    • Relato sobre Oficina de Jekyll.
      • Foi um sucesso, todes os envolvidos aprenderam muito.
  • Relato sobre mutirão de consertar coisinhas.
    • É importante que os membros interessados confirmem sua presença com antecedência.
  • Indicações de projetos nacionais e internacionais (Marina)
  • Grupo de estudos de filosofia (Cristthian).
    • Criação do fórum.
      • Jan irá verificar se pode dar permissão para o Cristthian criar este fórum.
  • Proposta de grupos de estudos dos softwares do CAE linux (Renan R.)
    • Serão feitas chamadas públicas para os grupos de estudos.
    • Será lançado o Tropos CAE, uma nova versão do tropos.
      • Retorno sobre proposta para o CEENF (Renan R.)
  • Relato sobre a proposta de hackatona na semana acadêmica da UFRGS e oficinas preparatórias antes do inicío dessa.
    • Micro-aerogerador.
      • Do desenho 3D no FreeCAD, simulação no software Salomé, fabricação, medição do desempenho à instalação.
  • Relato do Leonardo sobre proposta de fazer um maquininha sobre pesquisa de satisfação do UFRGS portas abertas.
  • Relato sobre o desenho de um novo modelo da camiseta do CTA. (Cristthian irá adicionar a nova versão do banner dos projetos do CTA)

DO IT TOGETHER!

Membros presentes: Marina, Leonardo, Juarez, Renan R., Daniel Muller, Leo Lima, Jan Luc, Cristthian, Leandro Oliveira.

(1-2/2)